Na cidade

A nova pista de gelo da Serra da Estrela é um sucesso. Já teve 4 mil visitantes

Além de patinar, pode experimentar curling, hóquei no gelo, patinagem artística e de velocidade. E vem aí um incrível bar.
A Ice Arena.

Abriu a 5 de dezembro último e foi um sucesso imediato. Nada surpreendente: uma pista de gelo na Serra da Estrela, um dos destinos do País mais procurados anualmente, sobretudo por quem gosta de neve e desportos de inverno — tinha tudo para resultar.

Em novembro, a NiT avançava que iria abrir, nas Penhas da Saúde, a Ice Arena. A mega pista de gelo já está a funcionar e irá continuar — com ou sem neve.

A iniciativa partiu da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, que detém a gestão Pousada de Juventude da Serra da Estrela, e que criou o projeto surpreendente da pista de 400 metros quadrados, localizada mesmo ao lado da Pousada. Tudo isto a cerca de 10 quilómetros da estância de ski.

Lino Torgal, o diretor da pousada da juventude, explicava então à NiT o conceito: “é a primeira vez que algo assim abre na zona e é um equipamento para ficar. E corresponde ao que imaginávamos: trata-se de uma pista de gelo pensada para todas as idades, onde, para além de patinar no gelo, se podem praticar ou experimentar outras modalidades como curling, hóquei no gelo, patinagem artística e de velocidade, com todos os acessórios disponíveis para quem a queira testar”, adiantou.

A pista estará aberta todos os anos, durante toda a época de inverno: desde o início do mês de novembro até ao final do mês de abril. Agora, o mesmo responsável, faz um balanço das primeiras semanas — um mês de vida, acabado de celebrar, com resultados surpreendentes, mesmo em tempos de pandemia e contenção.

“A Serra da Estrela Ice Arena abriu no passado dia 5 de dezembro com a realização do primeiro campeonato nacional de patinagem artística. Desde aí já passaram pela Ice Arena cerca de 4 mil pessoas garantindo, sem dúvida, que esta foi uma aposta ganha”, conta Lino Torgal.

Segundo o mesmo responsável, já durante este mês de janeiro vão começar a decorrer as aulas de hóquei no gelo, curling e patinagem artística. “Sempre aos fins de semana, de modo a facilitar a deslocação das pessoas dos vários pontos do País.”

Também em janeiro, vai abrir o Ice Arena Bar, “um espaço inovador, dedicado aos desportos praticados no gelo, onde juntamos a madeira e a pedra tão características da Serra da Estrela”. Serão servidas refeições rápidas e acessíveis e também ali poderá beber uma bebida quente, após um passeio pela Serra, mesmo que não vá à pista.

O espaço parte de uma premissa simples: “o que queremos garantir a todos os que vierem à Serra, seja porque motivo for, é que encontrem diversão. Mesmo sem neve ou com mau tempo, mesmo que as condições climatéricas não permitam subir à torre, têm sempre inverno”, explica o diretor.

A Ice Arena é, sobretudo, um equipamento de lazer mas tem também uma vertente desportiva para os clubes da região, para modalidades como patinagem artística.

É ainda, garante Lino Torgal, o primeiro espaço em Portugal a abrir este ano com a modalidade de curling. O acesso propriamente dito à pista não é pago, no sentido de que todos podem visitar e assistir, mas o uso da pista com aluguer de patins tem custos.

O acessórios podem ser usados por períodos de meia hora ou uma hora e os valores dependem da época, idade dos utilizadores e dias da semana; sempre “entre os quatro e os 10€”, adianta o responsável.

Para visitar e utilizar a pista não precisa de estar alojado na pousada. Quanto às expectativas, “sendo a primeira vez que um equipamento deste nestes moldes funciona em Portugal”, continuam muito altas — os visitantes têm aparecido em força e tudo indica que muitos outros virão.

“Ao fim de semana no inverno há entre mil a cinco mil pessoas diariamente na Serra, isso é o que sabemos. A expectativa é alta porque sabendo que as pessoas vêm sobretudo à procura de neve mas, por vezes, por vários motivos, não conseguem desfrutar dela. Agora passam a ter sempre algo para fazer a uma cota de 1.500 metros, com esta pista disponível nas Penhas da Saúde”.

Carregue na galeria para conhecer melhor esta nova Ice Arena, na Serra da Estrela.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT