Abriu a 5 de dezembro último e foi um sucesso imediato. Nada surpreendente: uma pista de gelo na Serra da Estrela, um dos destinos do País mais procurados anualmente, sobretudo por quem gosta de neve e desportos de inverno — tinha tudo para resultar.
Em novembro, a NiT avançava que iria abrir, nas Penhas da Saúde, a Ice Arena. A mega pista de gelo já está a funcionar e irá continuar — com ou sem neve.
A iniciativa partiu da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, que detém a gestão Pousada de Juventude da Serra da Estrela, e que criou o projeto surpreendente da pista de 400 metros quadrados, localizada mesmo ao lado da Pousada. Tudo isto a cerca de 10 quilómetros da estância de ski.
Lino Torgal, o diretor da pousada da juventude, explicava então à NiT o conceito: “é a primeira vez que algo assim abre na zona e é um equipamento para ficar. E corresponde ao que imaginávamos: trata-se de uma pista de gelo pensada para todas as idades, onde, para além de patinar no gelo, se podem praticar ou experimentar outras modalidades como curling, hóquei no gelo, patinagem artística e de velocidade, com todos os acessórios disponíveis para quem a queira testar”, adiantou.
A pista estará aberta todos os anos, durante toda a época de inverno: desde o início do mês de novembro até ao final do mês de abril. Agora, o mesmo responsável, faz um balanço das primeiras semanas — um mês de vida, acabado de celebrar, com resultados surpreendentes, mesmo em tempos de pandemia e contenção.
“A Serra da Estrela Ice Arena abriu no passado dia 5 de dezembro com a realização do primeiro campeonato nacional de patinagem artística. Desde aí já passaram pela Ice Arena cerca de 4 mil pessoas garantindo, sem dúvida, que esta foi uma aposta ganha”, conta Lino Torgal.
Segundo o mesmo responsável, já durante este mês de janeiro vão começar a decorrer as aulas de hóquei no gelo, curling e patinagem artística. “Sempre aos fins de semana, de modo a facilitar a deslocação das pessoas dos vários pontos do País.”
Também em janeiro, vai abrir o Ice Arena Bar, “um espaço inovador, dedicado aos desportos praticados no gelo, onde juntamos a madeira e a pedra tão características da Serra da Estrela”. Serão servidas refeições rápidas e acessíveis e também ali poderá beber uma bebida quente, após um passeio pela Serra, mesmo que não vá à pista.
O espaço parte de uma premissa simples: “o que queremos garantir a todos os que vierem à Serra, seja porque motivo for, é que encontrem diversão. Mesmo sem neve ou com mau tempo, mesmo que as condições climatéricas não permitam subir à torre, têm sempre inverno”, explica o diretor.
A Ice Arena é, sobretudo, um equipamento de lazer mas tem também uma vertente desportiva para os clubes da região, para modalidades como patinagem artística.
É ainda, garante Lino Torgal, o primeiro espaço em Portugal a abrir este ano com a modalidade de curling. O acesso propriamente dito à pista não é pago, no sentido de que todos podem visitar e assistir, mas o uso da pista com aluguer de patins tem custos.
O acessórios podem ser usados por períodos de meia hora ou uma hora e os valores dependem da época, idade dos utilizadores e dias da semana; sempre “entre os quatro e os 10€”, adianta o responsável.
Para visitar e utilizar a pista não precisa de estar alojado na pousada. Quanto às expectativas, “sendo a primeira vez que um equipamento deste nestes moldes funciona em Portugal”, continuam muito altas — os visitantes têm aparecido em força e tudo indica que muitos outros virão.
“Ao fim de semana no inverno há entre mil a cinco mil pessoas diariamente na Serra, isso é o que sabemos. A expectativa é alta porque sabendo que as pessoas vêm sobretudo à procura de neve mas, por vezes, por vários motivos, não conseguem desfrutar dela. Agora passam a ter sempre algo para fazer a uma cota de 1.500 metros, com esta pista disponível nas Penhas da Saúde”.
Carregue na galeria para conhecer melhor esta nova Ice Arena, na Serra da Estrela.