Na cidade

A praia do Algarve que é um verdadeiro Paraíso — nas qualidades e no nome

É "surreal de bonita", uma pérola escondida, favorita de influencers como Vanessa Alfaro— que ainda agora lá esteve.
Imagem partilhada no Instagram.

O outono começa na próxima terça-feira, 22 de setembro, mas quem mora em Portugal sabe duas coisas: uma, é que ainda pode vir muito calor; e outra, é que mesmo que o resto do País não seja abençoado por uma estação soalheira, o Algarve quase certamente o será.

Num ano em que o mote tem sido descobrir todos os segredos de Portugal — e por isso a NiT tem-se dedicado a mostrar-lhe cascatas, trilhos, miradouros, baloiços e turismos que vale mesmo a pena conhecer — esta praia pode já entrar diretamente para a lista do próximo recanto a desvendar.

Chama-se Praia do Paraíso e, spoiler alert, faz totalmente jus ao nome. Esta semana está em voga no Instagram, muito por “culpa” de Vanessa Alfaro. A influenciadora, que a NiT já entrevistou como um exemplo de resiliência na luta contra o excesso de peso, esteve por lá no passado fim de semana, e partilhou o recanto na sua conta, com mais de 216 mil seguidores.

Vanessa, que também se tem tornado conhecida pelas suas incríveis viagens (e imagens que contam as suas histórias) está, como tantos outros viajantes, este ano por Portugal. E decidiu mostrar a quem a segue aquela que é, revela, uma das suas praias favoritas desde que a conheceu, em 2018.

Mas a influenciadora faz mais do que mostrar a praia: coloca um vídeo com a sua descida vertiginosa e onde se percebe a baía pequena e perfeita onde este areal se insere. Nos comentários, há quem não conheça mas também quem confesse ser esta também a “sua” praia favorita de sempre, “surreal de bonita”.

Situada no Carvoeiro, mesmo ao lado da praia principal, conselho de Lagoa, a Praia do Paraíso é uma “pequena concha de areia encaixada entre arribas altas”, explica a página de Turismo do Algarve.

O acesso faz-se através de uma longa escadaria, sinuosa e estreita, e a sensação é a de “se entrar numa piscina rochosa onde a atmosfera se impregna de maresia”, adianta a página. As escadarias em cascata e o seu muro branco são aliás um dos atrativos da praia — certamente um dos mais fotogénicos, já que são presença certa nas redes sociais de quem visita a zona.

Ao lado, tem tudo o que o Carvoeiro pode oferecer: um areal vasto, casas brancas e luminosas, um centro cosmopolita, barcos e restaurantes de pescadores, rochas e arribas, grutas e passeios de barco para os visitar.

A Praia do Paraíso é também conhecida como Praia do Monte Carvoeiro e está meio escondida entre altas falésias: para chegar tem de procurar (ou pedir ajuda) e descer a tal escadaria estreita. Há um parque de estacionamento, mas não há concessionário nem vigilância, pelo que é essencial ter cuidado.

A vila do Carvoeiro tem, além da beleza e ofertas turísticas, uma história rica, que inclui vestígios da passagem de civilizações romanas pela região e histórias várias de ataques de pirataria pelos seus mares.

Para chegar ao Carvoeiro e ao Paraíso — a praia — só tem de sair na auto-estrada A22 em direção a Lagoa e depois escolher um de dezenas de hotéis onde pode ficar.

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT