Normalmente, quando ouvimos falar do Parque Natural da Serra da Estrela, pensamos num dos únicos destinos em Portugal onde a neve chega a cobrir as montanhas. No entanto, é a maior área protegida do País e é um destino de sonho durante todo o ano, seja qual for a estação ou a temperatura.
Com as temperaturas a aproximarem-se dos 30 graus nas próximas semanas de um agosto quente, vale a pena mergulhar num dos locais mais apetecíveis da serra durante os meses de verão. Falamos de uma praia fluvial, neste caso uma das mais escondidas e sossegadas: a Praia Fluvial de Loriga.
Situada no município de Seia, esta praia encontra-se a cerca de 800 metros de altitude e é o local ideal para quem mais gosta de estar em contacto com a natureza. Aqui são visíveis os vestígios deixados pelo glaciar que abriu o Vale de Loriga. Distingue-se pelas suas águas limpas e cristalinas, bem como por ser a única praia em território português situada num vale glaciário.
Fundada por romanos, através de anos de práticas agrícolas e de aproveitamento do solo, esta maravilhosa praia encontra-se circundada por fotogénicos socalcos que rodeiam também a pequena freguesia de Loriga e se tornam ainda mais apaixonantes com o chegar da estação mais quente do ano.
Para aquelas pessoas que não gostam de ficar deitadas na toalha durante largas horas, o relevo altamente acidentado e a paisagem natural do Parque Natural da Serra da Estrela que envolve este local, tornam-no o sítio ideal para os maiores fãs de atividades desportivas mais naturais, como caminhadas ou até desportos radicais, para os que gostam de arriscar.
Os que preferem emoções mais fortes, podem aventurar-se pelos trilhos desafiantes nas imediações da Praia de Loriga, que oferecem muitas alternativas de caminhadas, passando por caminhos de pastores, um vale glaciar, covões, barragens, levadas, eiras e os famosos socalcos. Há vias para todo o tipo de caminhantes, com diversos graus de dificuldade.
O espaço conta também com diversas infraestruturas de apoio, como um parque de estacionamento, casas de banho, posto de primeiros socorros e um parque de merendas onde pode descansar à sombra. Existe um parque para bicicletas, um bar com esplanada, um ecoponto e ainda um parque infantil no local, caso tenha viajado em família.
Como chegar
A melhor maneira de viajar para a Praia Fluvial de Loriga será sempre de carro. Se partir de Lisboa, terá uma viagem de cerca de 3h30 pela frente, seguindo pela A1.
No entanto, se for de transportes, poderá apanhar o autocarro na Gare do Oriente ou na Estação de Sete Rios para Seia. A partir daí, porém, a viagem terá de ser feita de carro, visto que não existem redes de transporte que liguem as proximidades à praia fluvial.
A seguir, carregue na galeria para ficar a conhecer a Praia Fluvial de Loriga um pouco melhor.