Na cidade

A Serra da Estrela acordou branca. E as imagens do primeiro nevão da temporada são lindas

As temperaturas desceram a pique e já nevou acima dos 1.400 metros. O momento ideal para marcar já a próxima escapadinha.
É o primeiro nevão da temporada. Foto: Meteo Trás os Montes

Caiu neve pela primeira vez neste outono na Serra da Estrela, na madrugada desta sexta-feira, 18 de novembro, como a NiT já tinha anunciado. Com novembro a aproximar-se do fim e o Natal a menos de um mês de distância, esta semana assistimos a uma mudança radical no tempo em Portugal: chegou frio, chuva e mesmo neve aos pontos mais altos do continente.

Na Serra da Estrela, destino favorito para praticamente todos os portugueses (e normalmente muitos estrangeiros) que adoram neve e desportos de inverno, o primeiro manto branco do ano também já chegou. As imagens foram partilhadas em direto, no início desta manhã, na página de Facebook “Meteo Trás os Montes ‒ Portugal”.

Apesar de não ter sido um grande nevão, a Serra ficou pintada de branco, mas não será por muito tempo. Segundo o IPMA, nos próximos dias não está prevista a queda de mais neve na região.

 

A estância de esqui da Serra da Estrela vai reabrir a 10 de dezembro. Com a chegada da neve, este vai ser o spot mais in do inverno, quer seja fã desta atividade ou não — as paisagens também são motivo suficiente para ir conhecer a região. Se é fã deste desporto de inverno, ali encontra 21 pistas diferentes, cuja dificuldade varia. Têm propostas para aqueles que nunca praticaram esqui, e outras para os fanáticos. A mais difícil é a Pista da Torre. Tem um comprimento de 950 metros e um desnível de 132.

Para os portugueses que não passam sem uma escapadinha à neve em família esta é a altura ideal para aproveitar os primeiros nevões e até o ajudamos com sugestões onde ficar. A Pousada da Serra da Estrela, localizada a 1.200 metros do Parque Natural da Serra da Estrela na Covilhã (o ponto mais alto de Portugal continental) é sempre uma boa opção. Nesta unidade hoteleira encontra, além dos quartos super confortáveis, alguns dos quais comunicantes para poder acolher todos os membros da família (incluindo animais de estimação), um restaurante para provar os sabores da região e um bar para desfrutar do serviço a qualquer hora do dia. 

Se preferir, pode também experimentar o H2otel Congress & SPA, um resort incrível na Serra que a NiT visitou o ano passado — pode, por isso, descobrir tudo na nossa reportagem. Neste hotel com piscinas com água quente ao ar livre, um sonho absoluto de inverno, há noites nesta altura do ano a partir de 300€, o quarto duplo.

Finalmente, para quem prefere um alojamento mais familiar porém igualmente incrível, há um vale encantado em plena Serra da Estrela. No Vale do Rossim Eco Resort, os hóspedes dormem em yurts (tendas tradicionais da Mongólia), todas equipadas com casa de banho privativa, coluna de hidromassagem e salamandra. Têm também parque de campismo, glamping e chalés.

Começam a cair os primeiros aguaceiros de neve no topo da Serra da Estrela. A cota deverá descer ao longo da madrugada. A precipitação é residual logo não é esperada acumulação relevante. ❄️🌨️ #serradaestrela #portugal #Meteo #tempo #neve

Posted by Meteoestrela – Serra da Estrela on Thursday, November 17, 2022

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT