Na cidade

A terra vai “tremer” esta quarta-feira, mas não se preocupe: é um simulacro

A iniciativa da Proteção Civil pretende alertar os cidadãos para a importância de certos comportamentos em caso de sismo.
Acontece em todo o País.

A iniciativa é anual, mas nem por isso perde a sua importância. A Terra Treme é um exercício organizado a cada ano pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, e pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

Tudo vai acontecer na manhã desta quarta-feira, pelas 11h09. Segundo a plataforma criada para o efeito, o simulacro pretende dar a conhecer e ensinar a praticar três gestos que podem salvar vidas perante a ocorrência de um sismo: baixar, proteger e aguardar.

O Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico acontece em simultâneo em todo o País, desafiando os cidadãos a envolverem-se no processo de “construção de comunidades mais seguras e resilientes”.

A Proteção Civil refere ainda que a ação desenrola-se durante um minuto. Na prática, os participantes, individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), executam e aprendem estes comportamentos, em simultâneo, à hora marcada.

Em todo o país, os Comandos Regionais de Emergência e Proteção Civil (CREPC) e os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANEPC vão, em parceria com as comunidades educativas locais, corpos de bombeiros, serviços municipais de proteção civil e os demais agentes de proteção civil, promover ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT