Na cidade

A única ilha em Portugal que não tem casos registados de Covid-19

Há mais 15 mortes e 1.876 infetados, nas últimas 24 horas, em Portugal — mas a ilha do Corvo continua virgem.
Um pequeno paraíso.

Com a subida do número de infetados em todo o mundo, incluindo em Portugal, o facto de haver um local sem qualquer caso positivo confirmado pode parecer mentira, mas não é. A ilha do Corvo é a única dos Açores onde a pandemia ainda não chegou.

Esta região é a ilha mais pequena do Arquipélago dos Açores, com menos de 500 habitantes, e tem o título da única sem casos de Covid-19 confirmados. No entanto, houve dois casos diagnosticados no Faial que estiveram no Corvo no fim de semana antes  —  mas não houve qualquer contágio local. 

“A população sendo pequena e a vila também, a proximidade é muito grande. Nós temos só uma padaria e todas as pessoas vão sempre à mesma”, explicou José Manuel Alves da Silva, presidente da Câmara Municipal da Ilha do Corvo, em entrevista à “TVI“.

Se já houve uma altura em que a insularidade e o afastamento do resto de Portugal poderiam ter consequências negativas para a ilha, agora a geografia é vista doutra maneira. “Normalmente no inverno, a maioria das pessoas vem cá em trabalho e não em quantidades como costumamos ter no verão”, acrescentou.

Apesar de a pandemia ser uma realidade distante, todas as medidas de segurança e higiene estão a ser cumpridas neste pequeno território português. O centro de saúde tem um ventilador e está pronto para tratar possíveis casos de infecção. “Regularmente testamos os funcionários dos lares de idosos e os bombeiros”, afirmou António Salgado, médico açoriano, em entrevista à “Antena 1

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT