Se tem um carro movido a gasolina ou gasóleo, provavelmente já se habitou às contínuas flutuações nos preços dos combustíveis. Sem grandes surpresas, os valores vão voltar a disparar já a partir de segunda-feira, 18 de setembro. E, desta vez, a subida será significativa: as previsões indicam que os carburantes vão atingir o valor mais alto em quase 12 meses.
O melhor é aproveitar o fim de semana para atestar o depósito: o litro do gasóleo simples vai subir seis cêntimos e a gasolina simples 95 vai contar com um aumento de meio cêntimo.
Feitas as contas, os combustíveis vão passar a ser comercializados por 1,812 euros (gasóleo) e 1,884 euros por litro (gasolina 95), respetivamente. A estimativa foi calculada a partir dos valores médios praticados na passada segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
A última vez em que o preço do gasóleo atingiu valores tão altos foi a 7 de novembro de 2022, ou seja, é preciso recuar quase um ano. Ainda assim, o cenário continua a estar bastante longe dos máximos atingidos em 2022, quando se chegou a vender o combustível a 2,18€ e 2,1€ por litro.
Vale lembrar que os preços ao cliente final podem variar consoante o posto de abastecimento. Para lhe facilitar a vida, a DGEG disponibiliza uma plataforma online onde pode descobrir o ponto de venda com os valores mais em conta.