Na cidade

Acabaram os piqueniques: donos da Herdade da Comenda vedaram o parque de merendas

O espaço já foi fechado e vai dar lugar ao futuro Arqueosítio da Comenda – Centro Interpretativo.
O parque é um dos sítios mais famosos da Arrábida.

Esta segunda-feira, 27 de setembro, a cidade acordou com a notícia de que o famoso Parque de Merendas da Comenda, no Parque Natural da Arrábida, tinha sido fechado pelos donos da Herdade e interdito aos cidadãos. Apesar de a Herdade ter sido comprada por 16 milhões de euros pela Seven Properties, em dezembro de 2019, o parque manteve-se aberto até este verão para os habituais piqueniques das famílias.

Porém, está agora com dois portões a bloquear a passagem e uma vedação a circundar a área de lazer. As placas colocadas indicam que aquele espaço vai dar lugar ao futuro Arqueosítio da Comenda – Centro Interpretativo e que as escavações arqueológicas, a realizar no futuro, estão autorizadas pela Direção-Geral do Património.

Nas placas encontra-se também o aviso de que o parque é propriedade privada e que “os crimes praticados contra um bem cultural aplicam-se a disposições no código penal, com pena de prisão até aos três anos, pena de multa até 360 dias e coima até 500 mil euros”.

André Martins, o novo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, eleito nestas eleições autárquicas, já reagiu à notícia do fecho do parque de merendas.

“Na sequência da vedação do Parque de Merendas da Comenda, e tendo já conhecimento de que a fiscalização municipal está a agir em conformidade, quero, publicamente, na qualidade de presidente eleito da Câmara Municipal de Setúbal, garantir que defenderei sempre o uso público daquele espaço”, avançou em comunicado.

Tal como aconteceu quando foi surgiu a notícia de que a Herdade da Comenda tinha sido comprada, os setubalenses já começaram a manifestar-se nas redes sociais, alegando que “aquele espaço é de todos”. Por essa razão, está marcada uma concentração/piquenique, junto ao parque para este domingo, 3 de outubro, a partir das 16 horas.

Recorde-se que depois da compra da Herdade, o estacionamento da praia de Albarquel foi lavrado por um trator, de forma a ficar totalmente inacessível para a circulação de carros naquela área. Na altura, a Câmara Municipal de Setúbal ameaçou expropriar os dois terrenos. Os novos donos da Herdade também fecharam os trilhos que integram a área usados por ciclistas e para passeios de trekking.

A Herdade da Comenda conta com 600 hectares. Umas das referências míticas sobre a sua história é que o Palácio serviu de refúgio a Jacqueline Kennedy, depois do assassinato do marido John F. Kennedy. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT