Na cidade

Acelerar o Norte já ajudou mais de 1500 empresas — em setembro vai regressar

Projeto apoia negócios na transição digital e na aposta nas ferramentas necessárias para obterem melhores resultados.
Uma transição essencial.

Miguel Esteves Cardoso escreveu: “No norte a comida é melhor. O vinho é melhor. O serviço é melhor”. Sem querermos criar uma discussão territorial, é um facto inegável que esta região de Portugal está repleta de coisas magníficas. E há uma iniciativa que só quer elevar ainda mais o que o norte tem de bom.

Hoje sabemos que não basta ter o restaurante com o melhor prato, a oficina que cuida na perfeição de qualquer carro ou a loja com os vestidos mais bonitos. Mais do que ser bom, importa saber mostrar que se é bom ao mundo — e isso faz-se no digital. O projeto Acelerar o Norte quer promover este mundo com workshops, apoios e acompanhamento personalizado aos empresários locais — totalmente gratuitos — para realizarem apostas seguras e úteis no online que lhes vão trazer um aumento de reconhecimento e receitas.

A decorrer desde maio, já foram realizadas 15 sessões presenciais nas quais participaram mais de 300 empresários, gestores e colaboradores. 

“Com essas capacitações, o projeto Acelerar o Norte pretende não apenas preparar as empresas para a transição digital, mas também fortalecer a economia local, tornando-as mais competitivas e inovadoras no mercado global”, afirma Nuno Camilo, diretor do projeto.

Entre os maiores destaques desta ação está a importância dos negócios criarem uma marca forte. Afinal, que valores pretende uma empresa passar? Quem é o seu público-alvo ou que relação quer criar com os clientes? Com isso em mente, o projeto Acelerar o Norte desenhou um programa de capacitação com um ciclo de nove workshops temáticos, um dos quais aborda a importância da criação da marca.

São inúmeros os exemplos de marcas que nos ocorrem por terem uma identidade bem definida. Se a Super Bock é reconhecida pela ligação aos consumidores através das suas redes sociais divertidas e que geram interação, a marca portuguesa de calçado Josefinas destaca-se pelo ênfase na produção artesanal e afirmação feminina que conquista uma audiência com um estilo girlie e preocupado com a confeção. Estas características não surgiram naturalmente ou de forma ocasional. Tudo isto é pensado ao pormenor e o trabalho diário é alinhado com aquilo que as distingue da concorrência.

Tendo já passado por vários concelhos, este este ciclo de workshops dedica-se a proporcionar as aprendizagens necessárias sobre registo e proteção de marca ou como destacar-se no ambiente digital com técnicas de marketing. Estes workshops encontram-se em pausa durante o mês de agosto, mas retoma o agendamento por mais localidades em setembro.

O Acelerar o Norte – projeto financiado pela União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NexGenerationEU, enquadrado na medida Aceleradoras de Comércio Digital — propõe-se a contribuir para a mudança de atitude empresarial, facilitando a adoção de estratégias e soluções digitais que permitam atrair novos clientes, aumentar as vendas e simplificar processos para fazer crescer o negócio em todas as frentes.

Se tiver um negócio no norte de Portugal e quiser aprender mais e habilitar-se aos apoios do projeto, pode saber mais no site.

Áudio deste artigo

Este artigo foi escrito em parceria com CCP, AEP, AHRESP e ACEPI.

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