Na cidade

Acompanhe em direto o crescimento de uma cria de águia-de-bonelli

A cria desta "espécie ameaçada" nasceu na sexta-feira, 18 de fevereiro, na Tapada Nacional de Mafra.
Para ver sem sair de casa. Fotografia do Facebook da Tapada Nacional de Mafra.

Boas notícias chegaram da Tapada Nacional de Mafra na última sexta-feira, 18 de fevereiro. Nesta área verde, situada na freguesia de Sobral da Abelheira, nasceu uma cria de águia-de-bonelli. Graças a uma câmara instalada pelo projeto LIFE LxAquila em setembro, antes do início da época de reprodução, todos os interessados podem agora observar o crescimento desta “espécie ameaçada”, também conhecida como águia-perdigueira. Disponível em direto, online, pode dizer-se que é o “Big Brother” que os apaixonados pelas maravilhas da natureza esperavam.

“Vamos poder acompanhar a cria, ver os pais a alimentá-la e todo o seu desenvolvimento até abandonar o ninho lá para junho”, declarou Joaquim Teodósio, coordenador da iniciativa, em comunicado citado pela “TSF”.

Além de fornecer “importante informação sobre esta espécie” de ave de rapina que habita no País o ano inteiro, “ter esta câmara a transmitir em direto na internet permite que todos possam conhecer as águias-de-bonelli e presenciar estes momentos fascinantes sem perturbar as águias nem as pôr em risco”. Os locais de difícil acesso onde constroem o ninho, assim como os “hábitos discretos” mencionados pela página Aves de Portugal, fazem com que observar este animal não seja, normalmente, tarefa fácil.

A instalação do equipamento já permitiu ver como macho e fêmea se revezaram na incubação de dois ovos e como se organizam para alimentar e cuidar da cria. Por norma, esta observação é feita à distância, o que “nem sempre é fácil”. “Não podemos ir lá todos os dias, nem a todas as horas, pelo que muitas vezes é feito por estimativa. Com este tipo de câmara, que foi bem aceite pelo casal, felizmente, e é muito discreta, foi possível vê-las a fazer o ninho, a chocar o ovo à vez, portanto a aferir as datas com mais rigor. Quem é que dá a comida às crias, quantas vezes alimentam a cria por dia, entre outros dados muito úteis para pensar em ações relevantes de conservação”, explicou.

O Projeto LIFE LxAquilla, coordenado pela SPEA e financiado pelo programa LIFE da União Europeia, pretende minimizar a perturbação durante a época de reprodução da espécie que, na Área Metropolitana de Lisboa, vive excecionalmente perto das pessoas.

No vídeo abaixo é possível assistir a uma das primeiras refeições da cria.

Veja o vídeo que mostra a cria a ser alimentada!🦅Uma das primeiras refeições da nossa cria de águia de Bonelli.Este casal de águias selvagens é já presença regular aqui na nossa Tapada Nacional de Mafra sendo monitorizado anualmente, o que permitiu prever qual o ninho a que seria mais provável o casal voltar, e aí instalar a câmara com antecedência. Macho e fêmea revezaram-se na incubação dos dois ovos e será agora possível ver como dividem as tarefas de alimentar e cuidar da cria.A Tapada Nacional de Mafra associou-se à SPEA entre muitas outras entidades parceiras e com o apoio do projeto LIFE LxAquila, coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e financiado pelo programa LIFE da União Europeia foi possível também a instalação desta Webcam.O Projeto LIFE LxAquilla pretende minimizar a perturbação durante a época de reprodução, entre outras medidas para proteger esta espécie que, na Área Metropolitana de Lisboa, vive excecionalmente perto das pessoas.Parceiros: @cm_alenquer, @camara_municipal_loures, @camara_municipal_mafra, @camaradesintra, @torresvedrascm, @camaramunicipalvilafrancaxira, @companhiadaslezirias, @evoa_aves, E-redes, @guardanacionalrepublicana, @icnf_oficial, @parquesdesintra, @seo_birdlife, @tapadademafra e @spea_birdlifeCofinanciamento: @lifeprogramme @ourplanet_eu e @Altri FlorestalNão perca em direto o que vai acontecendo no ninho. https://www.spea.pt/webcams/em-direto-aguia-de-bonelli-em-mafra/

Posted by Tapada Nacional de Mafra on Monday, February 21, 2022

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT