Na cidade

Adeus, calor. Chuva forte e trovoadas colocam 8 distritos sob aviso laranja

O estado do tempo vai começar a mudar já a partir da tarde desta quinta-feira, 6 de junho. As temperaturas vão descer.
Prepare-se.

Não são apenas as poeiras do Saara que vão regressar a Portugal. As trovoadas e aguaceiros devem começar a atingir o País a partir da tarde desta quinta-feira, 6 de junho.

Devido à previsão de trovoadas frequentes, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Viana do Castelo, Coimbra, Castelo Branco, Braga e Aveiro sob aviso laranja entre as 18 horas desta sexta-feira (7 de junho) e as seis da manhã de sábado (8), passando depois a amarelo até às 21 horas de sábado. Já os distritos da Guarda, Vila Real, Santarém, Leiria e Portalegre vão estar sob aviso amarelo entre as 15 horas de sexta-feira e as 21 horas de sábado.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas.

Quanto às temperaturas máximas, prevê-se uma pequena subida, especialmente na região sul, oscilando entre os 34 graus em Évora e os 22 graus em Aveiro e no Porto. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 19 graus em Faro e os 12 em Vila Real.

“A situação meteorológica mais adversa é esperada para o fim de semana, altura em que se prevê a possibilidade de ocorrer um episódio mais significativo de trovoadas intensas e ainda mais generalizadas”, informa o IPMA.

O aviso laranja é emitido em situações de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo é para situações de risco em atividades dependentes da meteorologia.

Enquanto as poeiras provenientes do Norte de África persistirem no ar, a Direção-Geral da Saúde recomenda que os miúdos, idosos e pessoas com problemas respiratórios e cardiovasculares permaneçam em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT