Na cidade

Adeus, Marble Arch Mound: o infame monumento de Londres foi encerrado

Considerada "a pior atração turística" da cidade, acabou por cumprir o objetivo de atrair 250 mil pessoas a Oxford Street.
Foi um enorme flop.

O Marble Arch Mound foi a resposta do luxuoso bairro de West End à pandemia. O objetivo era atrair turistas e londrinos a um enorme monte que, segundo prometeram, ofereceria uma vista única sobre aquela zona de Londres. O monumento provocou, no entanto, muitas reações inesperadas. Deu origem a inúmeros memes na Internet e revelou-se um falhanço épico junto dos visitantes. Menos de um ano depois, a instalação fechou as portas no segundo fim de semana de 2022.

A colina verde com um miradouro a 25 metros do chão nasceu graças a investimento multimilionário de 2,3 milhões de euros. De um lado, tinha um jardim e um parque enormes. Do outro, estava uma das principais ruas de compras do Reino Unido. Mesmo assim, a criação foi apelidada de “pior atração turística de Londres”.

As críticas foram ainda alimentadas pelo preço que os turistas tinham de pagar para subir à colina: 4,50 libras (5,31€), um custo que foi suspenso durante o mês de agosto, quando a visita passou a ser gratuita.

“Queríamos abrir a colina a tempo das férias de verão e não queríamos desiludir as pessoas que já tinham comprado bilhetes”, explicou Stuart Love, o chefe executivo da autarquia de Westminster. “Foi um erro e pedimos desculpa a todos que não tiveram uma boa experiência durante a visita. Com isso em conta, vamos tornar a colina gratuita para todos durante o mês de agosto”, acrescentou, citado por vários meios de comunicação.

À “Dezeen“, no último dia de julho, o estúdio holandês MVRDV, que projetou a colina falsa, admitiu também que a obra não estava completa e não deveria ter sido aberta.

Tal como a sua abertura, também o encerramento do Marble Arch Mound espoletou incontáveis memes no Twitter. “É uma pena que nunca tenha ido a Londres para ver aquela coisa do Marble Arch Mound. Aposto que é ainda mais feio ao vivo”, lamentou ironicamente um utilizador.

Embora a colina falsa fosse, para muitos, motivo de escárnio e chacota, acabou por cumprir o seu objetivo inicial: atrair 250 mil pessoas a Oxford Street, outro bairro de luxo situado mesmo ao lado da atração turística.

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