Na cidade

Adeus Tailândia, olá Santo Tirso: fábrica de tuk-tuks elétricos muda-se para Portugal

A unidade da E-Tuk Factory vai gerir a produção total dos veículos. Devem sair 500 da linha de montagem até ao final do ano.
A inauguração é esta quinta-feira.

A empresa E-Tuk Factory, dos Países Baixos, responsável pela produção de tuk-tuks elétricos e derivados, vai deslocalizar uma unidade fabril da Tailândia para Santo Tirso, no Porto. Com um investimento superior a um milhão de euros, a fábrica pode vir a dar emprego a mais de 60 pessoas.

“Se olharmos para a zona à volta do Porto, a infraestrutura já estava lá, e a boa ajuda que recebemos da região ajudou-nos a decidir e apostar nela”, disse à Lusa Marten Lijftogt, o diretor do desenvolvimento de negócios da empresa, citado pelo “Eco”. Lisboa era uma das opções em cima, tendo em conta que existem mais de 600 veículos do género a circular na capital, mas Santo Tirso acabou por ser a cidade escolhida.

A fábrica, com mais de seis mil metros quadrados, vai ser inaugurada esta quinta-feira, 12 de maio, e os responsáveis apontam para a saída de 500 veículos da linha de montagem até ao final deste ano. Em 2023, a previsão é de 1.200, e para 2024, o objetivo é produzir duas mil unidades.

A instalação desta unidade de produção em Portugal, representa a aposta da empresa, segundo o diretor de voltar a produzir no continente europeu. A fábrica na Tailândia representava uma despesa cada vez mais elevada, devido ao aumento substancial dos custos de transporte que se verificou nos últimos tempos.

A empresa já trabalhava com vários fornecedores portugueses, como a Sunviauto, a Fibrauto e a AF Azevedos, o que justificou a mudança para Portugal. Neste momento, 80 por cento dos componentes dos veículos são europeus, mas o objetivo é chegar à percentagem máxima para “atingir um estatuto de segurança e qualidade característico de marcas e produtos premium”.

Esta é a primeira fábrica em Portugal “a assegurar o fabrico de tuk-tuks elétricos juntamente com a montagem das respetivas baterias de lítio na mesma unidade de proteção”, assegura a E-Tuk Factory. A empresa exporta veículos para países como França, Alemanha, Itália e Reino Unido, usados essencialmente para fins turísticos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT