Na cidade

Adeus, verão. Chuvas chegam a todo o País durante o fim de semana

As regiões norte e centro serão as principais afetadas pelos aguaceiros. Temperaturas vão continuar a descer.
O tempo vai mudar (e não para melhor).

Os últimos dias têm revelado sinais de que a estação estival está a terminar. Após um mês de um agosto marcado por temperaturas excessivas, com máximas a rondar os 40 graus, começamos a perceber uma transição para um clima mais nublado. Esta mudança irá continuar durante o primeiro fim de semana de setembro.

A partir desta sexta-feira, 6 de setembro, a instabilidade atmosférica começará a aumentar progressivamente. No início da tarde, a região noroeste de Portugal, especialmente o Minho, verá o surgimento de precipitação, conforme indicam as previsões do “Meteored”.

Esta condição irá persistir no sábado e no domingo, dias 7 e 8 de setembro. As cidades de Viana do Castelo, Braga e Vila Real serão as mais afetadas pelas chuvas, mas o Porto e algumas zonas dos distritos de Aveiro, Bragança, Viseu, Coimbra e Leiria também sentirão os efeitos, especialmente na manhã de sábado.

Além disso, espera-se uma diminuição das temperaturas, especialmente nas máximas. No norte, os termómetros deverão oscilar entre os 19 e 21 graus, enquanto no centro e sul do País, as temperaturas devem variar entre os 19 e 29 graus.

Na parte da tarde, o céu deverá abrir em algumas destas regiões, com o sul a apresentar condições mais limpas ou ligeiramente nubladas, acompanhadas de um pequeno aumento das temperaturas. Contudo, em Beja e Faro, são esperadas poeiras em suspensão originárias do deserto do Saara.

Até ao final de domingo, aguarda-se uma estabilização nas condições meteorológicas. Embora existam possibilidades de chuvas fracas no litoral norte, estas serão de quantidades mínimas, e o céu deverá mostrar-se maioritariamente pouco nublado ou limpo em várias partes do País, embora com mais nebulosidade nas regiões do norte e centro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT