Se está a tentar aproveitar os últimos dias de verão para ir à praia, é melhor mudar de planos — e dar as boas-vindas ao outono. Após três dias com temperaturas elevadas, prepare-se para um fim de semana com muita chuva, frio, vento e até trovoadas. A culpa é da depressão fria, que se formou ao largo da costa ocidental da Península Ibérica. O fenómeno irá afetar quase todo o território nacional, pelo menos, até domingo.
O clima instável vai agravar-se já a partir desta sexta-feira, 15 de setembro, em todo o País. Nas regiões norte e centro, o céu deverá estar “muito nublado”, com aguaceiros, por vezes fortes, e acompanhados de trovoada. Para Lisboa, as previsões também apontam para muitas nuvens e possibilidade de chuva.
A partir de sábado, 16 de setembro, prevê-se uma maior frequência de aguaceiros ou períodos de chuva ocasionalmente moderada ou forte, além de uma descida da temperatura máxima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Quanto ao vento, continuará a soprar moderado a forte, com as rajadas a poderem atingir velocidade de até 70 quilómetros por hora, sobretudo durante a tarde.
Os efeitos da depressão fria isolada vão continuar a sentir-se no domingo, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde a precipitação poderá ser mais forte e acompanhada de trovoada e queda de granizo. Já em Lisboa, a possibilidade de chuva durante o fim de semana é de quase 99 por cento, com temperaturas a oscilarem entre os 18 e os 23 graus. O cenário será semelhante no Porto, que deverá registar temperaturas mais baixas (entre os 17 e os 23 graus).
Este episódio meteorológico adverso, segundo o site Meteored, pode causar inundações localizadas e repentinas, sobretudo em áreas historicamente vulneráveis, transbordamento de rios, derrocadas, deslizamentos de terras e alagamentos de solos.