Na cidade

Aerossóis sulfato do vulcão de La Palma chegam aos Açores esta semana

O fenómeno deverá causar uma redução de visibilidade semelhante à que ocorreu nos passados dias 29 e 30 de setembro.
Imagens do início, esta de @saulsantosfotografia, partilhada no Instagram.

Esta semana, os Açores poderão ser atingidos por aerossóis sulfato saídos do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (em Espanha).

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta quarta e quinta-feira, dias 3 e 4 de novembro, o fenómeno pode aumentar as concentrações de dióxido de enxofre à superfície, causando uma diminuição da visibilidade.

Em comunicado, o instituto explica que de acordo com os resultados do modelo do Serviço de Monitorização Atmosférica do programa Copernicus, verifica-se uma intrusão de partículas de aerossol sulfato na região dos Açores.

O IPMA adianta que a situação será semelhante à que aconteceu no final de setembro e reitera que, embora o transporte se verifique acima dos 5.000 metros, prevê-se que possa ocorrer um aumento das concentrações de dióxido de enxofre (gás emitido pela atividade vulcânica, de odor característico) à superfície, criando possivelmente a neblina.

No entanto, uma superfície frontal com chuva, a partir da madrugada de quinta-feira causará que a atual massa de ar seja substituída ao mesmo tempo que a remoção húmida do aerossol se deverá verificar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT