Na cidade

Afinal, o que se pode ou não fazer neste fim de semana de Páscoa?

Nos próximos dias as restrições mantêm-se e nalguns casos são até mais rígidas do que nos dias úteis.
Até 5 de abril.

Foi a 15 de março que o País começou a desconfinar, numa altura em que os números de casos diários já haviam diminuído consideravelmente. Mas já se sabia que a reabertura seria lenta — e a Páscoa em particular seria uma época com muitas limitações.

As restrições de circulação entre concelhos estão em vigor desde 26 de março e só serão levantadas na segunda-feira após a Páscoa, 5 de abril. Tenha isto em conta, já que tem sido uma das razões mais comuns para coimas nesta altura.

O dever geral de recolhimento mantém-se com exceção para a aquisição de bens e serviços essenciais, o desempenho de atividades profissionais, a deslocação para assistência médica ou a pessoas vulneráveis. Como creches e escolas de 1.º ciclo estão fechadas no feriado e fim de semana, não há o argumento de acompanhamento de menores.

Enquanto esta semana, durante os dias úteis, havia supermercados abertos até às 21 horas, e os restantes negócios a retalho alimentar, como livrarias e lojas de discos, tinham de fechar às 19, no feriado e no fim de semana o encerramento é às 19 horas para supermercados e 13 horas para restantes estabelecimentos. Restaurantes também poderão funcionar, mas apenas em regime de take-away, com venda ao postigo e entrega ao domicílio. A ida ao barbeiro ou cabeleireiro, não se esqueça, terá de ser com marcação prévia.

Pode dar o seu passeio higiénico ou uma corrida na sua zona de residência mas não se esqueça de levar documentos — as autoridades poderão pedir-lhe um comprovativo de morada em qualquer altura para garantir que não está a violar a proibição de circulação entre concelhos. De resto, já sabe, as orientações são para passeios perto do local de habitação e durante um curto espaço de tempo. 

A limitação ao respetivo concelho serve para impedir as habituais deslocações em tempos de Páscoa. É possível viajar para fora do país, mas apenas caso necessite de deslocar-se ao estrangeiro por motivos de trabalho, para prestar assistência a pessoas vulneráveis, para participar em ações de voluntariado social ou simplesmente para regressar ao domicílio. Aí não se esqueça que terá de apresentar um teste de despiste à Covid-19 com o resultado negativo, feito nas últimas 72 horas antes do embarque. Caso não o tenha, este deve ser feito à chegada, sendo que em alguns países é possível que encontre regras ainda mais apertadas para voltar a casa.

máscaras
As cerimónias têm restrições.

Cerimónias religiosas

Pelo segundo ano consecutivo, a Páscoa para os fiéis contará com restrições. É possível assistir a cerimónias no interior de igrejas mas com máscara e distanciamento, que será assegurado pela limitação até 50 por cento da lotação, algo já em vigor na quinta-feira, 1 de abril. Não se esqueça que não pode circular entre concelhos, portanto não poderá deslocar-se a missas fora da sua zona de residência. Há alternativas. As celebrações do Santuário de Fátima, por exemplo, vão ser transmitidas online já que só é permitida a presença de fiéis que habitem no concelho. 

Ir à missa continua a ser permitido e faz parte das “deslocações autorizadas”, mas a Conferência Episcopal Portuguesa decidiu que cerimónias como “procissões, visitas pascais” ou mesmo “a saída da cruz” devem ser evitadas.

Depois da Páscoa

É a 5 de abril que tem início a nova fase do desconfinamento iniciado a 15 de março. Atenção: pode haver alterações já na próxima quinta-feira, 1 de abril, dia em que o Governo irá abordar novamente o tema.

Caso não haja alterações, recorde-se de que está previsto a partir de 5 de abril a reabertura de museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares, de lojas até 200 metros quadrados com porta para a rua, atividade física ao ar livre até quatro pessoas e ginásios sem aulas de grupo, o regresso às aulas dos 2.º e 3.º ciclos e a reabertura de esplanadas (com limitações, como quatro pessoas por mesa).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT