Na cidade

Agarre nos cachecóis: o frio a sério chega já este fim de semana

Sábado e domingo vão ser marcados pela descida das temperaturas. Esperam-se dias com céu muito nublado e instabilidade.
Prepare os casacos.

Depois de semanas a fio de temperaturas anormais para a época, parece que o inverno vai finalmente chegar. A partir de domingo, 8 de dezembro, os termómetros vão registar valores significativamente mais baixos, devido a uma massa de ar polar que vai atingir o País, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O tempo irá começar a mudar já no sábado, 7, com a chegada de uma frente fria causada por um anticiclone, que traz precipitação fraca a moderada nas regiões Centro e Norte, e uma descida “acentuada” da temperatura. No domingo, uma massa polar vinda do Ártico, irá tornar o tempo seco e frio, com formação de geada no interior do país, onde os termómetros podem chegar aos zero graus.

A previsão é que as temperaturas máximas também desçam e permaneçam entre os 10 e os 15 graus — com o alerta que em alguns locais da faixa costeira possam ser pontualmente superiores. O IPMA admite uma “intensificação do vento” que irá “contribuir para um aumento significativo do desconforto térmico”.

Pode contar com valores de mínimas abaixo dos 10 graus na maioria das cidades-capitais de distritos como Porto, Leiria e Beja (8 graus), Coimbra (9 graus), Braga (9 graus), Portalegre e Évora (8 graus), Vila Real (4 graus) e Viseu (3 graus), Bragança (5 graus) e Guarda (3 graus).

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT