Na cidade

Agitação marítima deixa 5 distritos sob alerta amarelo esta segunda-feira

Os dados são do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Tenha cuidado.

Os aguaceiros e a agitação marítima desta segunda-feira, 11 de maio, obrigaram o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir um aviso amarelo para os distritos de Faro, Lisboa, Leiria, Setúbal e Beja, locais onde são esperadas ondas de oeste com 4 a 4,5 metros.

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo para a agitação marítima começa pelas 12 horas e prolongar-se-à até às 21. A meteorologista do IPMA, Maria João Frada, explica que as ondas vão aumentando gradualmente ao longo do dia, até atingirem os 4,5 metros a sul do Cabo Mondego durante a tarde de segunda-feira, 11 de maio.

Além do aumento da agitação marítima na costa ocidental, o céu estará geralmente muito nublado. O instituto prevê ainda aguaceiros fortes ocasionais, acompanhados de trovoadas e rajadas fortes – e eventualmente de granizo nas regiões norte e centro, diminuindo a intensidade na região sul a partir da tarde.

O vento vai estar moderado (20 a 30 km/h), tornando-se em geral fraco no final do dia. Haverá ainda uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões norte e centro.

De acordo com o IPMA, em quatro categorias, o aviso amarelo é o segundo menos grave e é emitido em “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT