Na cidade

Agora sim: as fotos que mostram um bairro de Campo de Ourique quase deserto

Depois do fecho das escolas, o segundo confinamento criou uma Lisboa muito mais próxima do primeiro — mas ainda não igual.

Pessoas a passear cães — não apenas trelas como incrivelmente chegou a acontecer, mas mesmo animais — a ir ao supermercado, muitas motorizadas de entregas de comida em casa, apanágio destes tempos onde, mesmo confinados conseguimos, pelo menos, ter acesso aos melhores restaurantes.

Ao início da segunda semana do segundo confinamento geral, os portugueses parecem ter acatado mais as medidas e instruções do governo, e percebido melhor a gravidade da situação pandémica do nosso País — e estão mais em casa. Ou então terá sido simplesmente o efeito do fecho das escolas, decretado na passada semana e em vigor desde sexta-feira, dia 22.

Certo é que esta segunda-feira, 25 de janeiro, um dos bairros mais populosos e animados da maior metrópole do País, Campo de Ourique, estava muito mais sossegado, quase sem pessoas e sem carros nas ruas. Ainda não ao ponto das imagens de tirar a respiração que víamos em março e abril, quando parecia que ninguém morava nas cidades, de tão confinados que estávamos; mas sem dúvida mais deserto.

Recorde-se que, este fim de semana, o governo anunciou que quem violar as regras de confinamento vai ter de pagar até 1000€ de multa na hora e que as autoridades de segurança têm ordem para apertar a fiscalização.

Na prática, isto significa que quem não cumprir as regras de confinamento e for apanhado na rua sem uma justificação que se enquadre nas que estão definidas para este Estado de Emergência, terá de pagar na hora uma multa que pode chegar, em algumas situações, aos mil euros.

O atual Estado de Emergência foi decretado até ao próximo dia 30 de janeiro, altura em que será revisto. Portugal vive o pior momento de sempre em termos de pandemia, com os números de novos casos a descer pela primeira vez esta segunda-feira, em largos dias, abaixo da barreira dos 10 mil novos casos – algo que ainda assim é considerado normal, dada a testagem mais reduzida aos fins de semana.

De seguida, carregue na galeria para ver como está Campo de Ourique por estes dias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT