Na cidade

Aim2Pets: o novo espaço em Almada que é o sonho de todos os animais de estimação

Oferece terapias, banhos quentinhos e todos os produtos são vegan. Além disso, os animais são tratados de forma mais sensível.
Eles vão ficar bastante felizes.

Não são apenas os humanos que têm de lidar com o stress do quotidiano. Sendo os animais seres vivos bastante sensíveis, é natural que também acabem por se “revoltar” devido a toda a pressão que sentem, seja esta causada pelo ambiente à volta ou pela sua própria personalidade — uma vez que, tal como as pessoas, também alguns dos nossos melhores amigos tendem a ser mais agressivos.

Ana Martins licenciou-se em Serviço Social, em 2006, e depois de alguns anos a exercer nessa área de formação, descobriu o mundo da beleza dedicada aos animais de estimação. Em 2012, formou-se em Grooming e Estética Animal, tendo iniciado no mesmo ano a prática profissional na área dos cuidados a animais.

Trabalhei sempre em ambiente de clínica/hospital veterinário, e muitos animais chegavam com elevados níveis de stress e eram muitas vezes rotulados de agressivos e perigosos. Contudo, porque estava consciente dos riscos associados a constantes sedações, sentia necessidade de compreender aqueles animais para que pudesse não só minimizar o sofrimento associado aqueles momentos, mas também evitar acidentes durante o trabalho (como ataques ou mordeduras graves, cortes devidos a agitação, etc.)”, explica à NiT. Para alcançar este objetivo, acabou por tirar o curso de Agressividade e Linguagem Canina.

Mas não se ficou por aí. Em 2019 rumou a São Paulo, no Brasil, “em busca de conhecimentos de técnicas e de produtos.” “Fiz formação certificada e especializada em Grooming Avançado, com aprendizagem de pequenos nichos (como handstripping, penteados de cerimónia e  técnicas de gestão de espaços de grooming)”, acrescenta.

A Aim2Pets foi fundada em 2017, na altura apenas com serviços ao domicílio e atendimento em clínicas e hospitais veterinários. Porém, graças ao conhecimento adquirido ao longo dos anos, sentiu-se preparada para criar um espaço físico, onde as pessoas pudessem ir até ela. “Após nove anos como groomer em regime de trabalhadora independente, tendo conhecido o método de funcionamento de várias clínicas e hospitais veterinários na área da Grande Lisboa e Margem Sul, não encontrava abertura para uma mudança ao nível do atendimento em série”, recorda a empreendedora.

No espaço no Laranjeiro, em Almada, estão disponíveis todos os tipos de cuidados de higiene para cães, gatos, coelhos e porquinhos da Índia: desde um simples banho de manutenção até aos tratamentos por ozonoterapia e dermocosmética natural, passando pelo grooming comercial ou específico de raça.

“Adepta da cosmética natural para humanos, da qual era aluna em vários workshops, procurei o equivalente para os animais. Nesta busca, realizei formação em Dermocosmética Natural e Ozonoterapia para animais, em 2019.” Combinadas ou isoladas, são ambas adjuvantes no tratamento e manutenção do bem-estar em animais com patologias dermatológicas (como dermatites, fungos, seborreias, alergias, parasitas externos, crises agudas de inflamação) ou mesmo em casos de dores músculo-esqueléticas e pós-cirúrgicas. 

A dermocosmética é feita de forma personalizada, para que possa responder às necessidades identificadas no animal, utilizando argiloterapia, óleos vegetais e óleos essenciais. Já a ozonoterapia é aplicada por hidromassagem, promovendo dessa forma um relaxamento geral ao bicho.

Toda a prática dos serviços segue uma metodologia low-stress handling, assente no respeito pelo animal, minimizando os níveis de stress provocados. Esta metodologia implica um ambiente de tranquilidade, cuidado no manuseamento e respeito físico e emocional dos bichos e é especialmente benéfica para os traumatizados, com histórico de abandono ou maus-tratos, com patologias cardíacas ou simplesmente idosos.

Além disso, e visto que Ana Martins é vegetariana há dez anos, optou por usar apenas produtos vegan. “Parecia sensato que para cuidar uns (animais de estimação), não fôssemos coniventes com a exploração de outros (animais de laboratório), pelo que ficou definido que este seria o alicerce de todo o projeto”, conta-nos.

Os valores vão desde os 16€ para um banho de manutenção, mas não é um preço fixo, visto que está sempre dependente dos serviços pretendidos e do tamanho do animal a ser tratado. Para garantir atenção no tratamento e atender as necessidades específicas de cada um, o atendimento é exclusivamente por marcação, de terça-feira a sábado.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Alameda Guerra Junqueiro, 25A, Laranjeiro
    2810-074 Almada
PREÇO MÉDIO
Menos que 50€

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT