As casas de banho públicas (especialmente as masculinas) podem ser alguns dos espaços mais sujos numa cidade. Por lá passam, diariamente, centenas de pessoas que, infelizmente, não se preocupam com o estado em que deixam os WC.
Para os portugueses, esta situação é ainda mais dolorosa. Segundo o site ShowersToYou, empresa que se foca na venda de produtos para a casa de banho, os WC públicos em Lisboa são alguns dos mais sujos da Europa. O estudo foi realizado para celebrar o Dia Mundial da Casa de Banho, que se celebra a 19 de novembro.
Para criarem um ranking, pesquisaram as críticas feitas no Google, procurando especificamente pela palavra “suja”. A capital portuguesa ocupa o quinto lugar da lista. Recebeu uma pontuação de 0,94 em 5. As casas de banho mais sujas ficam em Berlim, na Alemanha. Seguem-se Londres (Reino Unido), Atenas (Grécia) e Tallin (Estónia).
Depois de Portugal, o top 10 fica fechado com Praga (República Checa), Amesterdão (Países Baixos), Paris (França), Varsóvia (Polónia) e Bucareste (Roménia). Por outro lado, é em Helsínquia que se encontram os WC mais limpos do nosso continente, obtendo uma pontuação de 4,85 em 5. No caso da capital finlandesa, apenas 2,15 por cento dos comentários mencionam a palavra “suja”.
