Na cidade

Airbnb reforça regras para impedir festas na Passagem de Ano

Não será fácil alugar uma casa para passar o último dia do ano, sobretudo se tiver um historial de reservas negativas na plataforma.
Plataforma aperta cerco às festas.

Com o fim de ano a aproximar-se, começa a surgir a pergunta que é uma dor de cabeça para muitos pessoas: onde vamos festejar a Passagem de Ano? Para os que preferem fugir da confusão das comemorações mais concorridas, a resposta é simples: alugar um Airbnb. No entanto, se estava a planear fazer uma enorme festa na casa alugada, o melhor é mudar de ideias.

À semelhança do que aconteceu no ano passado, a plataforma anunciou que irá aplicar novas regras aos hóspedes que já têm um historial de reservas negativas ou apenas para aqueles que reservaram a noite de fim de ano. O objetivo é impedir festas não autorizadas, evitar “incómodos para a vizinhança” e desincentivar “comportamentos não desejados”.

Após um teste piloto realizado em oito países na noite de réveillon do ano passado — época em que se registou uma redução em 56 por cento das incidências de festas — o Airbnb decidiu voltar a reforçar as exigências para prevenir problemas que surgem especialmente quando existe álcool à mistura.

Este ano, as novas regras serão implementadas durante a Passagem de Ano em 11 países, incluindo em Portugal. Assim, no último fim de semana do ano, serão aplicadas restrições a reservas de apenas uma noite em alojamentos inteiros a hóspedes que “nunca tenham reservado na plataforma” ou que não tenham “um histórico de avaliações positivas”.

Já para os hóspedes que tentaram reservar duas ou mais noites várias vezes, também serão implementadas medidas mais restritivas. “Todas as noites são feitas reservas no Airbnb e sabemos que a esmagadora maioria dos hóspedes e anfitriões não só respeita os seus vizinhos, mas também proporciona benefícios às comunidades locais. Estas medidas vão ajudar a promover estadias responsáveis e a prevenir os casos ocasionais de comportamentos indesejáveis”, explica em comunicado Naba Banerjee, diretora de Confiança e Operações no Airbnb.

Os Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, Austrália, Nova Zelândia, França, Reino Unido, Espanha, Irlanda e Países Baixos são outros países onde as medidas também vão ser implementadas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT