Na cidade

Albufeira vai receber um evento de observação de estrelas gratuito

Decorrerá a 13 de agosto no castelo de Paderne, onde o céu é menos afetado pela poluição luminosa.
Basta comparecer no castelo de Paderne.

O céu noturno apresenta uma beleza infinita e nunca é igual. Por vezes, as estrelas surgem mais brilhantes, enquanto que noutras noites mal as conseguimos ver. No entanto, não as conseguimos apreciar em toda a sua glória se não tivermos o material certo, e é por isso que os eventos de observação destes corpos celestes ganham cada vez mais popularidade. A 13 de agosto, vai poder observar os astros gratuitamente no castelo de Paderne, em Albufeira.

A atividade decorrerá entre as 20h30 e a meia-noite, e contará com a presença do astrónomo Oleh Malyi, que traz consigo dois telescópios que permitem observar o céu e as estrelas. Malyi pertence ai European Southern Observatory, uma organização intergovernamental que se dedica ao estudo dos astros. Estarão mais visíveis graças ao fenómeno da chuva de meteoros das Perseidas, que passa mais perto da Terra em todos os meses de agosto.

O castelo de Paderne foi o local escolhido pelo simples facto de estar afastado das luzes da cidade e onde o céu é mais escuro e menos afetado pela poluição luminosa. Durante a observação, os participantes poderão participar em atividades educativas, como o reviver de histórias antigas da região. Para participar, basta comparecer no local durante o horário em que irá decorrer a iniciativa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT