Na cidade

Aldeia portuguesa no topo de uma montanha vai ter comboio e mercado de Natal

Gontinho irá encher-se de magia natalícia, com uma série de atrações para toda a família nos dias 16 e 17 de dezembro.
Vai transformar-se numa aldeia Natal.

A cerca de 25 quilómetros de Braga e a 80 do Porto, no topo de uma das montanhas que circunda a Ribeira do Neiva, encontra-se Gontinho. A pitoresca localidade terá outra magia em dezembro: será transformada numa aldeia natalícia.

O desejo partiu da Casa do Povo de Ribeira do Neiva e será concretizado com a colaboração da Junta de Freguesia e outros parceiros locais. Inspirados pela beleza natural da localidade, no concelho de Vila Verde, que quer dar a conhecer aquele “lugar sem tempo”, idealizaram um mercado de Natal que percorresse as estreitas ruas com muros em granito. Assim nasceu o “Natal na Montanha”, uma iniciativa cheia de atrações e com uma oferta gastronómica e artesanal diversificada.

O evento vai decorrer nos dias 16 e 17 de dezembro, altura em que a aldeia minhota será iluminada e decorada com motivos natalícios, aproveitando as casas de pedra e toda a cenografia rural. Ao longo dos dois dias, os visitantes poderão embarcar no “comboio mágico”, num percurso de cerca de 800 metros ou conhecer a Casa do Pai Natal.

A música e os cânticos natalícios que alimentam o espírito desta época também não vão faltar, tanto nas ruas como no encontro de coros. Outra atração imperdível é o presépio vivo que “fará desta aldeia o cenário perfeito para viver e sentir o Natal”.

O evento inclui ainda um mercado com produtos alusivos à quadra, desde artesanato e vestuário a velas e figuras de presépio. Pode aproveitar ainda para comer chouriça assada, enchidos, queijos, bifanas, sopa do pote, pataniscas e beber vinho quente e bagaço com mel.

A iniciativa pretende “atrair visitantes de diferentes localidades, dando a conhecer uma aldeia com potencial para o desenvolvimento turístico na região”, explicam. Pode encontrar toda a informação sobre o “Natal na Montanha” online.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT