Após vários dias de calor intenso, as temperaturas vão continuar a subir. A partir da próxima quinta-feira, 8 de agosto, as previsões indicam que os termómetros vão ultrapassar os 40 graus, mantendo-se assim até sábado, 10 de agosto.
Esta terça-feira (6), foi emitido um alerta amarelo para seis distritos: Bragança, Évora, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Beja. No dia seguinte (7), a advertência é alargada ao Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga, vigorando até às 18 horas de quinta-feira (8), conforme o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os valores das temperaturas médias estarão acima do que é usual para esta época do ano, especialmente nas regiões do interior, principalmente no norte e no centro. As temperaturas máximas deverão oscilar entre os 20 e os 38 graus, podendo, em alguns casos, atingir os 39 e os 41 graus nas áreas do vale do Douro, Tejo, Sado e Guadiana. As mínimas deverão situar-se entre os 13 e os 23 graus.
Castelo Branco e Évora registaram máximas próximas dos 38 graus esta terça-feira, 6 de agosto. Em Aveiro, o ar esteve mais fresco com 24. Para quarta-feira (6), no caso de Lisboa, são esperados 28 graus de máxima e 17 de mínima. No Porto, os termómetros vão marcar 28 e, em Faro, as máximas podem chegar aos 34 graus, com possibilidade de subida no sotavento algarvio.