Na cidade

Alerta, calor: temperaturas vão ultrapassar os 30 graus esta quarta-feira

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), são valores acima do normal para esta altura do ano.
Tenha cuidado com o sol.

Ainda não chegámos ao verão, mas o calor veio mesmo para ficar — as temperaturas vão manter-se acima do normal para esta época do ano. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), há regiões que vão registar valores entre os 30 e os 35 graus esta quarta-feira. Onze distritos de Portugal continental apresentam um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta. Sob alerta estão os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal.

Embora nas regiões do norte e centro se verifique uma pequena descida da temperatura máxima, enquanto que na região sul regista-se o oposto.  Em Évora, por exemplo, as temperaturas máximas podem mesmo chegar aos 33 graus esta quarta-feira, dia 11 de maio. Na capital, o céu vai estar nublado por nuvens altas e a temperatura poderá oscilar entre 14 graus e os 30 graus.

O céu vai estar pouco nublado em todo o País e o vento será fraco e moderado. O índice de radiação violeta estará entre elevado e muito elevado, pelo que o IPMA aconselha proteção especial nas horas de maior calor durante o dia, como a utilização de óculos de sol com filtro UV, protetor solar, chapéu e evitar a exposição ao sol. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT