Na cidade

Alerta, calor: os termómetros podem chegar aos 36 graus

O último fim de semana de maio vai ser de muito calor em praticamente todo o País.
Vai aquecer.

Prepare-se porque os próximos dias prometem ser de verão, mesmo que a estação ainda seja outra. A partir desta sexta-feira, 28 de maio, as temperaturas vão subir e podem chegar, durante o fim de semana, a valores acima dos 30 graus— em diversos distritos.

Para esta sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê o céu geralmente pouco nublado, com possibilidade de aguaceiros e trovoada no nordeste transmontano durante a tarde. Começa a subida da temperatura máxima no litoral Centro e na região Sul e o aumento temporário de nebulosidade durante a tarde no nordeste transmontano com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

No sábado, há mais sol e sete distritos em todo País com valores de 30 graus ou mais: Lisboa é um deles, bem como Évora, Beja, Portalegre, Santarém, Castelo Branco e Braga. Com a exceção de Leiria, Aveiro, Porto e Viana do Castelo, que terão máximas próximas dos 20 graus, o resto do território andará com valores entre os 26 e os 34º.

No domingo, as temperaturas ainda voltam a aumentar, a avaliar pelas previsões do IPMA, que apontam para Beja a chegar nesse dia aos 36 graus de máxima, Évora aos 35, Portalegre, Santarém e Castelo Branco aos 34. Lisboa espera máximas de 32 graus nesse dia e  Faro de 30. O céu deverá no entanto ter nuvens altas em quase todo o território.

A semana deverá também começar quente mas, segundo as previsões atuais, as temperaturas começam a descer a partir de terça-feira, 1 de junho.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT