Na cidade

Alerta saudosistas: a moeda de 7,5€ que chega a 5 de maio lembra as antigas de escudos

Tem a nau Victoria, "o único barco a retornar a Espanha após dar a volta ao mundo", numa face e, na outra, a esfera armilar.
Decida onde vai gastar a primeira.

Como lhe tínhamos dito, uma nova coleção de moedas, integrada na série comemorativa do quinto centenário da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, estava a chegar à carteira dos portugueses. Sabemos agora que estas moedas, com o valor facial de 7,5€, têm uma aparência bastante diferente das moedas de euro a que estamos habituados.

O design remete para as antigas moedas de escudos — especialmente as de 2 escudos e 50 centavos e de 5 escudos — de que muitos ainda se lembrarão.

São feitas em liga de prata, ao contrário das moedas de 1 e 2 euros que são bimetálicas apresentando duas cores (dourado e prateado), têm no anverso a representação da esfera armilar; e as inscrições “Sphera Mundi”, “2022 Portugal”, “Circum Navegação” e “1519-1522”; além do valor facial.

Fotografia: Banco de Portugal.

No reverso está representada a nau Victoria, “o único barco a retornar a Espanha após dar a volta ao mundo, comandado por Juan Sebastián Elcano, após a morte de Fernão de Magalhães em 1521”, explica o Banco Central. As legendas “Fernão.de.Magalhães”, “1522”, “Conclusão por Elcano” e “INCM”, assim como a indicação do autor, são igualmente visíveis.

A distribuição da moeda tem início a 1 de maio e será efetuada através das Instituições de Crédito e das Tesourarias do Banco de Portugal, que vão colocar em circulação 50 mil unidades. Vale lembrar que estas só têm tem poder liberatório — ou seja, podem ser usadas como pagamento — em Portugal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT