Na cidade

Algarve volta a receber o maior presépio do País — tem mais de 5 mil peças

A estrutura levou 40 dias a construir e está em exposição a partir de 1 de dezembro, em Vila Real de Santo António.
É o maior do País. Foto: CM VRSA.

O maior presépio do País demorou 40 dias e 2.500 horas de trabalho a ser montado. A enorme estrutura, com milhares de figuras, muitas feitas de raiz pelos seus autores, poderá ser visitada já a partir do dia 1 de dezembro no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, no Algarve.

Em 2022, voltam-se a bater recordes: depois das 5600 peças do presépio gigante do ano passado, nesta 20.ª edição terá mais 100 peças e ocupará 240 metros quadrados. Como explica a autarquia, a “lista de materiais utilizados na construção é extensa e inclui mais de 20 toneladas de areia, quatro toneladas de pó de pedra, 3 mil quilos de cortiça e centenas de adereços”.

A recriação tem quase cem peças animadas e motorizadas, lagos e iluminação. Tudo assente numa complexa base de suporte, onde estão instalados vários quilómetros de cabos: são eles que dão vida a esta obra de arte e permitem a circulação da água, a iluminação das casas e os efeitos cénicos.

Como já é habitual, a representação figurativa volta a ter elementos evocativos da região, como a Praça Marquês de Pombal, as antigas cabanas da praia de Monte Gordo, as salinas, as tradicionais noras algarvias e outros monumentos locais. Uma das razões do sucesso deste presépio gigante está também no facto de ali encontrar a reconstituição de vários episódios cristãos e pagãos, associados à época natalícia.

“A vertente ecológica também não foi esquecida, já que a maior parte dos materiais são naturais ou foram reaproveitados, com destaque para a cortiça e o musgo. Por outro lado, foram implementados sistemas de iluminação LED é feito o reaproveitamento da água utilizada nos lagos ornamentais”, referem.

O Presépio Gigante de Vila Real de Santo António tem a assinatura de funcionários do município e pode ser visitado até 8 de janeiro, entre as 10 e as 13 horas e as 14h30 e 19 horas. A entrada custa 1€ para adultos e 50 cêntimos para menores de dez anos.

De seguida, carregue na galeria para ver como foi a versão de 2021 deste presépio.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT