NiTletter
Fora de casa
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

Algarve: zona das grutas de Benagil está interdita a banhos

O acesso às grutas já tinha sido proibido no ano passado. Agora a AMN reforça a medida aos arredores das estruturas.

As grutas de Benagil são uma das atrações turísticas mais visitadas do Algarve, mas a navegação desordenada tem dado origem a vários acidentes. O mais recente aconteceu este sábado, 5 de julho, e levou à intervenção das equipas de salvamento e ao reforço da proibição de banhos nas zonas das grutas.

Dois jovens foram resgatados por tripulantes da Estação Salva-vidas de Ferragudo e elementos do Projeto SeaWatch, no final da manhã de sábado. A zona não vigiada está interdita a banhos devido à passagem de vários barcos.

“A Autoridade Marítima Nacional reforça que a prática de natação fora das zonas balneares é interdita, entre a praia do Vale do Lapa e a Praia de Albandeira, devido à elevada afluência de embarcações ao local, devendo essa atividade ocorrer em praias balneares com dispositivo de assistência a banhistas constituído”, referiu a AMN, citada pelo “Notícias ao Minuto”.

Os dois jovens resgatados estavam a nadar ao largo das grutas, que só são acessíveis por mar. Um deles já se encontrava em dificuldades, mas nenhum precisou de assistência médica.

O incidente serviu para a AMN reforçar a interdição a banhos ao largo das Benagil e relembrar as regras impostas a 16 de agosto de 2024. Desde essa data que está proibido o desembarque e o uso do areal no interior do Algar de Benagil a particulares e empresas, assim como o aluguer de caiaques sem guia e o acesso às grutas a nado ou com outros meios de flutuação. Além disso, foi limitado o número de embarcações e caiaques que lá podem estar e o tempo de visitas.

O sector marítimo-turístico é uma das “indústrias com crescimento mais rápido e expressivo nas últimas décadas”. Há dez anos havia apenas uma empresa que se dedicava a esta atividade. Nos últimos meses de verão o número subiu para 563 ofertas, sendo que há operadores com mais de dez embarcações, segundo o Registo Nacional de Turismo.

Este aumento notável tem impacto na preservação da estrutura geológica e da vida marítima na região, o que preocupa a população e as entidades competentes.

ARTIGOS RECOMENDADOS

ENTRETANTO EM