Na cidade

Amarante vai começar a cobrar taxa turística em 2024

Independentemente da altura do ano, as dormidas terão sempre um custo extra. O valor a pagar será mais elevado na época alta.
Tem outro encanto.

Exigir o pagamento de uma taxa turística aos visitantes é uma medida adotada por cada vez mais países e cidades, um pouco por todo o mundo. Amarante deverá ser um dos próximos municípios a avançar com a implementação da tarifa.

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade a proposta para a aplicação de uma taxa turística no concelho já a partir de 2024, segundo uma publicação em Diário da República, avança o “Eco”. O valor será semelhante aos praticados por outras localidades: 2€ por noite durante a época alta, de 1 de abril a 30 de setembro; e 1€ na época baixa, de 1 de outubro a 31 de março. Nas duas situações, o valor será cobrado até ao máximo de três noites.

A receita gerada com esta medida deverá ser direcionada sobretudo para as freguesias do concelho, que terão mais apoio financeiro. “Defendemos a proposta como forma de criar uma receita que possa ser alocada na valorização do nosso património. Para nós, era importante descentralizar a distribuição das receitas resultantes da aplicação da taxa turística para as juntas de freguesia”, justificou Hugo Carvalho, líder do PS no executivo.

Com a entrada em vigor deste pagamento aos turistas, será criado “um sistema mais justo de contribuição entre quem vive em Amarante e quem o visita, em prol da defesa do potencial” do município. A medida deverá entrar em vigor no segundo semestre do próximo ano.

Aproveite e carregue na galeria para conhecer um dos novos alojamentos que abriu na cidade de Amarante.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT