Na cidade

Andor feito de cerveja em Barcelos torna-se viral. “De beber não posso deixar”

A freguesia de Panque recriou uma desfolhada tradicional com muita animação. As opiniões nas redes sociais dividiram-se.
Aqui está a escultura.

“De beber não posso deixar”, cantava animado um grupo de homens, enquanto carregava um andor. Porém, em vez de uma figura religiosa, a escultura era feita apenas por garrafas de cerveja Super Bock. Como seria de esperar, a insólita recriação de uma desfolhada, na freguesia de Panque, em Barcelos, tornou-se viral nas redes sociais.

O vídeo foi partilhado esta terça-feira, 26 de setembro, pelo cantor Hélder Batista. Na publicação, o autor da canção que serviu de banda sonora para o cortejo já soma mais de 5 mil gostos. “Isto é que é uma procissão e um andor à maneira. Obrigado, amigos, por cantarem a minha música”, disse.

Durante a festa, seguiam ainda vários homens a tocar acordeão, gaitas de foles e a içar bandeiras improvisadas. O resto da população juntou-se para acompanhar o desfile, que contou com a participação de dezenas de pessoas a acompanhar a letra.

Do Facebook ao TikTok, as reações ao momento espalharam-se um pouco por todas as redes sociais.

“Tentamos fazer o nosso melhor. Com respeito aos críticos, podem continuar para podermos tirar mais ideias. Não somos santaneiros, mas somos todos católicos”, escreveu um dos participantes, em resposta à insatisfação de outros comentários.

A iniciativa foi promovida pelo Espaço de Lazer e Merendas de Panque, no último domingo, 24 de setembro. E já não é a primeira vez que acontece. Esta é a terceira edição em que a freguesia reinterpreta a desfolhada tradicional com muita animação.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT