Na cidade

André tem 22 anos e construiu um mega presépio gratuito em Coimbra

O jovem segue a tradição que aprendeu com o pai. Todos os anos acrescenta uma novidade.
André tem 22 anos e quer cumprir a tradição da família.

Na altura do Natal, há uma certa competição para ver quem tem o melhor presépio de Portugal. Em Coimbra há um que se destaca por ter mais de 1.200 peças e ser feito por um jovem. Inaugurado esta sexta-feira, 8 de dezembro, os visitantes já podem deixar-se envolver pelo espírito natalício com esta recriação de André Borralho, que vai ficar exposta até 6 de janeiro.

Com 60 metros quadrados, “10 estruturas em movimento” e muito musgo, o presépio do jovem fotografo de Coimbra é uma espécie de tradição de família. Começou com o pai e agora André dá continuação ao trabalho.

As peças foram compradas ao longo destes anos em mercados e feiras tradicionais. E, embora reconheça ao “Notícias de Coimbra” que agora seja mais difícil encontrar este género de figuras, todos os anos traz novidades. Há quatro anos construiu um sistema mecânico para que houvesse movimento em várias partes do presépio. Para 2023 construiu uma estrutura com uma queda de água, que faz lembrar uma cascata.

O presépio divide-se por dois andares. No primeiro, “encontram-se as peças mais tradicionais”, com a sagrada família e quadros típicos como a “matança do porco, uma taberna ou o trabalho na agricultura”, refere o jornal. O superior representa o Natal como André o vê atualmente. “Tem ícones de várias cidades europeias e das tradições portuguesas.”

A obra pode ser visitada em casa de André todos os fins de semana, até 6 de janeiro de 2024, entre as 15 e as 19 horas, no número 155 da Rua 1.º de Maio, em Fala, Coimbra.

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT