Na cidade

Antiga fábrica de sabonetes de Braga vai ser transformada em residência universitária

O complexo terá um museu e uma loja de produtos da fábrica Confiança. Deverá ser construída em 400 dias.
Abre em 2026.

A nova residência universitária de Braga, que será construída na antiga fábrica de sabonetes Confiança, está prevista para ficar concluída em 400 dias. Este projeto, que vem responder à escassez de alojamento estudantil, contará com 786 camas e implicará um investimento de 25,5 milhões de euros.

O contrato de empreitada com o Grupo Casais foi assinado esta sexta-feira, 29 de novembro. A nova residência ajudará a aliviar “a pressão do arrendamento nas imediações da Universidade do Minho”, sublinhou a vereadora das Obras Municipais, Olga Pereira.

“É o maior projeto em termos de número de quartos e capacidade de alojamento para estudantes, como também representa o maior investimento financeiro destinado a residências universitárias em território nacional”, destacou o presidente da Câmara, Ricardo Rio, citado pelo “Eco”.

O empreendimento será “absolutamente estruturante no plano nacional e crucial na região”. O investimento previsto irá superar os da recuperação de vários espaços, incluindo o Fórum Braga, o Mercado Municipal, o Parque Desportivo da Rodovia, a construção do Quartel de Bombeiros e a reabilitação da Pousada da Juventude.

Com uma área de construção aproximada de 15 mil metros quadrados, a residência incluirá quartos duplos, individuais e triplos, além de salas de estudo, cozinhas e espaços para refeições e convívio. A previsão é que esteja pronta no primeiro trimestre de 2026.

António Carlos Rodrigues, diretor-geral do Grupo Casais, descreveu o projeto como “um exemplo de vanguarda na construção sustentável”, destacando a utilização do sistema híbrido CREE, que combina madeira e betão para maximizar a sustentabilidade. O empreendimento também incorporará a tecnologia Digital Twin, que permite uma gestão inteligente e otimizada do edifício.

Além destas comodidades, o complexo incluirá um museu e uma loja de produtos da antiga Fábrica Confiança, com o intuito de “garantir a preservação do valor patrimonial do edifício e fomentar novas dinâmicas de interação com a área circundante”.

Inaugurada em 1921, a fábrica Confiança produziu perfumes e sabonetes até 2005, tendo sido adquirida pela Câmara Municipal de Braga em 2012. Apesar de duas tentativas de venda em hastas públicas, com um preço base de 3,6 milhões de euros, não surgiram interessados.

O projeto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT