Na cidade

Anúncio na Faculdade de Letras de Lisboa oferece alojamento em troca de baby-sitting

Não era referido qualquer tipo de pagamento de salário. A instituição já terá retirado a informação dos seus painéis.
Falta de alojamento é um dos maiores problemas.

Recentemente, foi afixado um anúncio nas instalações da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que procura um estudante (português ou estrangeiro) para cuidar de duas crianças de segunda-feira a sábado, ao final da tarde. De acordo com a Antena 1, no anúncio não é referido qualquer salário. Os serviços seriam compensados, alegadamente, pela disponibilização de alojamento.

O anúncio terá sido retirado depois de a rádio pública ter contactado a instituição. A Faculdade de Letras esclarece que há vários painéis destinados à divulgação cultural e institucional, mas que a informação é validada pelos serviços antes de ser afixada. Ainda assim, os anúncios presentes no corredor da Associação de Estudantes serão da responsabilidade da própria associação.

A presidente da Federação Académica de Lisboa, Catarino Ruivo, disse à Antena 1 que este anúncio terá escapado à seleção feita pelas associações de estudantes. “As próprias faculdades fazem a triagem dos anúncios para garantir que as condições são dignas para os estudantes”.

E acrescentou: “Este tipo de anúncios acaba por ser um caso isolado e, provavelmente, não terá passado neste crivo.”

Segundo Catarina Ruivo, a falta de alojamento acessível aos estudantes é apontada como a principal causa que leva a estas situações. Também ouvido pela Antena 1, o especialista em Direito do Trabalho, Luís Gonçalves da Silva, afirmou que o anúncio não é legal, uma vez que, ao que tudo indica, a retribuição seria apenas o alojamento, o que constitui uma “ilicitude”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT