Todos o desejam, mas são poucos os que conseguem ultrapassar a barreira dos 100 anos. Menos são os que, chegados a essa idade, se atrevem a experimentar coisas novas, sobretudo quando essas experiências envolvem saltar de um avião a centenas de metros de altitude.
Foi precisamente isso que vez a britânica Manette Baillie que, aos 102 anos, se atirou de paraquedas para quebrar um recorde. É hoje a pessoa mais velha do Reino Unido a fazê-lo.
O salto aconteceu no dia do seu aniversário, no domingo, 25 de agosto. “Foi um pouco assustador. Tenho de admitir que fechei os olhos com muita convicção”, admitiu à BBC.
Manette é uma antiga militar e incorporou o pelotão feminino da Marinha britânica no Egipto, durante a Segunda Guerra Mundial. A ideia do salto surgiu quando soube que o pai de um amigo tinha feito. “Se um homem de 85 anos consegue fazê-lo, eu também consigo”, declarou.
Além do cumprimento de um sonho, a centenária aproveitou para angariar fundos para três associações. Ao todo foram recolhidos cerca de 11,800€ para a East Anglian Air Ambulance, responsável pelo transporte aéreo em situações urgentes, a Motor Neurone DIsease Association, que apoia doentes neurológicos, e a Benhall and Sternfield Ex-servicemen’s and Village Club, uma associação local do “coração” da veterana.
“Lembro-me das minhas pernas saírem do avião. O resto é uma espécie de borrão. Fecho os olhos. Parece que viajamos a uma velocidade muito rápida.” Para lhe dar uma dose de coragem extra, o príncipe de Gales enviou-lhe uma mensagem antes do grande dia. “Desde a minha passagem pela East Anglian Air Ambulance, sei quantas vidas são salvas graças à generosidade de pessoas como vós. Estaremos a pensar em si no dia 25 de agosto e esperamos que se divirta muito”, escreveu numa carta citada pelo jornal “The Telegraph”.
Quando questionada sobre o segredo para a longevidade, a centenária respondeu “Mantenham-se ocupados, interessem-se por tudo, sejam simpáticos para os que vos rodeiam e deixem que eles sejam simpáticos para vós. E não se esqueçam de festejar.”