Na cidade

Apartamento da Princesa Diana é agora um local histórico (e turístico)

A casa em Colehern Court foi decorada com uma placa azul, que é dada às figuras mais icónicas do Reino Unido. No entanto, não se pode entrar.
Foi aqui que viveu durante dois anos.

Há um novo ponto a visitar em Londres, mesmo que não possa entrar; e é ideal para todos aqueles que nutrem um carinho especial pela Princesa Diana e gostam de conhecer todos os locais turísticos — e registar o momento em fotografias. A casa onde Diana viveu quando era solteira foi declarada oficialmente um ponto turístico; e decorada com uma placa azul, o que na cultura britânica tem um grande significado.

Segundo a “CNN Travel“, em Londres, existem cerca de 950 destas placas espalhadas pela cidade, mas não são atribuídas a qualquer situação. Na verdade, são colocadas em prédios ligado a grandes ícones britânicos (ou personalidades que lá viveram durante vários anos). Apenas são dadas, no entanto, a pessoas que já tenham morrido há mais de 20 anos ou que completem um centenário.

A placa mais recente é a da Princesa Diana, e foi inaugurada no mesmo ano em que completaria 60 anos de idade. Foi colocada no Colehern Court, na rua de Old Brompton, onde Diana viveu durante dois anos em solteira, antes de se casar com o Príncipe Charles.

A figura da família real britânica mudou-se para Londres aos 18 anos, onde trabalhou como ama e educadora de infância, até ficar noiva. A casa, que na altura custou 50 mil libras (aproximadamente 59 mil euros), foi comprada com o dinheiro vindo da herança da bisavó. Segundo “Diana, in Her Own Words”, um livro de 1992, foi ali que a princesa viveu “os anos mais felizes” da sua vida.

“A Diana teve, e ainda tem, um lugar muito especial no coração de todos os londrinos e estamos entusiasmados por ver a sua placa azul a ser colocada como um monumento ao seu trabalho pelos outros”, disse Andrew Boff, diretor da Assembleia de Londres, durante a cerimónia de inauguração.

Ao lado de Boff estava também Virginia Clarke, uma das pessoas com quem Diana partilhava o apartamento. Aproveitou a oportunidade para lhe deixar algumas palavras de carinho, vindas da sua passagem pela casa: “Aqueles foram dias muito felizes para todos nós, e o apartamento estava sempre cheio de risos. A Diana acabou por se tornar tanto para muitos outros. É maravilhoso que o seu legado seja lembrado desta maneira.”

Na placa azul podemos ler: “Lady Diana Spencer, a falecida Princesa de Gales, viveu aqui 1979-1981”.

A placa.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT