Pedir praias com águas e areais limpos não devia ser algo inusitado, mas parece que esse é cada vez mais o caso em Portugal. Segundo um novo balanço da associação ambientalista Zero com base em dados disponibilizados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), apenas oito por cento das 658 zonas balneares no nosso País têm zero poluição.
No total são 54, menos quatro do que no ano passado. Entre estas, apenas uma é fluvial: a da Albufeira de Santa Clara, em Odemira. “É mais difícil as praias interiores cumprirem com estes critérios tão apertados, pois acabam por sofrer algum tipo de contaminação relacionada com descargas de águas residuais”, diz Sara Correia, ambientalista da Zero, citada pelo “Expresso”.
Para que uma zona balnear tenha esta classificação de “zero poluição”, é preciso que as análises feitas pela APA não detetem qualquer contaminação microbiológica das águas ao longo das três últimas épocas balneares. Já as praias galardoadas com Bandeira Azul precisam de ter uma água com poucos microrganismos durante cinco anos seguidos, havendo então uma diferença entre ambas as distinções.
Este ano, saíram da lista praias de concelhos como Esposende, Loulé, Peniche, Sabugal e Vila do Conde. Enquanto 17 spots perderam esta espécie de honra, 13 acabaram por ganhá-la. 41 delas ficam no continente, enquanto as restantes se situam nas ilhas dos Açores e da Madeira. “Ainda há muito a fazer para garantir uma boa qualidade da água dos rios e ribeiras em Portugal, o que requer esforços adicionais ao nível do saneamento urbano e das empresas”, acrescenta a ambientalista.
Não surpreendendo ninguém, é no distrito de Faro que se encontra o maior número de praias com zero poluição (19, para sermos exatos). Segue-se a região de Leiria, com seis. Por outro lado, é na zona de Viana de Castelos que encontramos o menor número de praias que receberam esta distinção: apenas numa pode ir a banhos sem medo.
Veja aqui a lista completa das praias com zero poluição.
Distrito de Viana do Castelo:
— Forte do Cão (Caminha)
— Afife (Viana do Castelo)
Distrito do Porto:
— Pedras Brancas (Matosinhos)
Distrito de Leiria:
— Água de Medeiros (Alcobaça)
— Pedra do Ouro (Alcobaça)
— Légua (Alcobaça)
— Salgado (Nazaré)
— Praia do Mar (Caldas da Rainha)
— Vale de Janelas (Óbidos)
Distrito de Lisboa:
— Formosa (Torres Vedras)
— S. Lourenço (Mafra)
— Coxos (Mafra)
— S. Julião (Sintra)
— Praia Grande (Sintra)
Distrito de Setúbal:
— Lagoa de Albufeira (Sesimbra)
— Moinho de Baixo (Sesimbra)
— Praia das Bicas (Sesimbra)
Distrito de Beja:
— Praia do Almograve (Odemira)
— Alteirinhos (Odemira)
— Santa Clara (Odemira)
Distrito de Faro
— Amoreira (Aljezur)
— Vale Figueiras (Aljezur)
— Bordeira (Aljezur)
— Cordoama (Vila do Bispo)
— Castelejo (Vila do Bispo)
— Salema (Vila do Bispo)
— Burgau (Vila do Bispo)
— Manuel Lourenço (Albufeira)
— Evaristo (Albufeira)
— Falésia Alfamar (Albufeira)
— Rocha Baixinha (Albufeira)
— Barreta (Faro)
— Ilha do Farol (Faro)
— Culatra (Faro)
— Barril (Tavira)
— Terra Estreita (Tavira)
— Ilha de Tavira (Tavira)
— Cabanas (Tavira)
— Fábrica (Tavira)