Na cidade

Após cinco anos de silêncio, o Big Ben vai voltar a ouvir-se em Londres

O icónico relógio londrino sofreu uma restauração. Volta a funcionar este domingo, 13 de novembro.
É um dos maiores símbolos do Reino Unido.

Durante cinco anos, o relógio mais famoso do mundo manteve-se em silêncio. Devido a trabalhos de restauro de um dos maiores ícones da arquitetura europeia, o famoso Big Ben deixou de anunciar as horas. A partir deste domingo, 13 de novembro, o sino vai voltar a marcar as horas em Londres, no Reino Unido, e a assinalar o ritmo dos dias vividos na capital britânica.

A renovação de um dos maiores símbolos do Reino Unido consistiu numa limpeza completa das suas mais de mil peças. Falamos, afinal, de uma impressionante torre de 13,7 toneladas, que se destaca junto do parlamento britânico.

Espera-se que o relógio volte a tocar às 11 horas locais, precisamente o mesmo horário de Lisboa. O sino principal vai, à semelhança do que aconteceu durante cerca de 158 anos, tocar a cada hora. No entanto, o símbolo conta ainda com um conjunto de sinos mais pequenos que vão soar a cada quarto de hora.

O sino deixou de tocar em 2017, quando se iniciaram obras de restauração da Torre de Elizabeth, como é oficialmente chamada, em homenagem à antiga monarca. Durante este período, só voltou a tocar em ocasiões especiais, como a passagem de ano e, mais recentemente, durante o falecimento de Isabel II.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT