O Elétrico 28, o transporte mais turístico de Lisboa, regressou finalmente à sua rota completa esta terça-feira, 20 de maio. Desde janeiro que estava sem circular na Calçada da Estrela devido à requalificação da via, que o impedia de passar em segurança.
“A partir de 20 de maio, elétrico retoma o seu percurso completo entre os Prazeres e o Martim Moniz, concluídas que estão as obras de requalificação da Calçada da Estrela”, revelou a Câmara Municipal de Lisboa. “Voltam assim a estar ligados pelo 28E os Prazeres, a Estrela e o Martim Moniz.”
A Carris tinha anunciado a 15 de janeiro o encurtamento da rota devido às obras. A requalificação da zona chegou ao fim a 28 de março, segundo a Junta de Freguesia da Estrela. No entanto, a empresa de transportes públicos optou por não retomar de imediato o serviço do elétrico “devido à necessidade de se proceder a ajustamentos nos carris.”
O Elétrico 28 foi inaugurado no início do século XX, integrado no sistema de elétricos da Carris. Inicialmente, ligava apenas a Praça de Camões à Estrela, mas com o tempo, o seu percurso foi alterado.
Ainda hoje, é um dos transportes públicos mais emblemáticos de Lisboa, sobretudo pelo facto de passar pelos principais bairros históricos da capital portuguesa, como Graça, Alfama, Martim Moniz, Baixa e Chiado.