Na cidade

Circulação de carros nas praias da Arrábida continua proibida até ao fim de setembro

A autarquia justifica a medida com o calor e a expetativa de elevada procura das praias da região, mesmo após a época balnear.
Para aproveitar as praias.

O calor deverá continuar em setembro e a procura dos cidadãos pelas praias também. E a pensar nisso, o Arrábida Sem Carros, programa municipal de gestão do trânsito automóvel no acesso às praias de Setúbal, vai ser prolongado até ao final deste mês, mantendo-se em vigor aos fins de semana a partir do dia 15.

O anúncio foi feito esta terça-feira, 8 de setembro, pela autarquia de Setúbal, que explica que “a previsão de condições meteorológicas favoráveis para deslocações à praia, que pode conduzir a uma elevada procura dos areais da Arrábida” — mesmo após o final da época balnear, que ocorre a 15 de setembro — motiva o prolongamento das medidas do programa, ainda que apenas aos fins de semana, após o dia 15.

Assim, nos dias 19 e 20 e 26 e 27 mantém-se a proibição da circulação de automóveis ligeiros, nos dois sentidos de trânsito, entre as 8 horas e as 20 horas, na zona entre os parques de estacionamento da Figueirinha e do Creiro. A circulação apenas é permitida a veículos autorizados, de duas rodas, transportes públicos regulares, táxis e similares, autoridades e viaturas de emergência.

Interdito ao trânsito automóvel, neste caso, entre as oito e as 19 horas, fica também o troço que conduz ao Portinho da Arrábida, a partir do cruzamento de acesso, exceto para veículos com circulação autorizada, como moradores, comerciantes, concessionários, motociclos e veículos de emergência. A circulação rodoviária mantém-se, igualmente, condicionada no acesso à Praia de Albarquel, entre as 8 e as 20 horas.

Segundo a autarquia, a validade dos cartões de acesso a residentes e concessionários também será alargada até ao final de setembro. Com o prolongamento do programa Arrábida Sem Carros até 30 de setembro, aos fins de semana, mantêm-se outros condicionalismos, designadamente a interdição da permanência de autocaravanas ou similares nos parques e zonas de estacionamento e a interdição do estacionamento fora dos parques e zonas delimitadas para o efeito.

A ocupação das faixas de rodagem ou bermas para espera nos acessos viários às praias também se mantém interdita, devendo ser consultada, previamente, a aplicação Inforpraia para verificação das disponibilidades existentes.

No que diz respeito à disponibilização de transporte público de passageiros a partir de Setúbal, são asseguradas as carreiras regulares 723 e 725, abrangidas pelo Passe Navegante, com os horários e tarifas já estabelecidos na presente época balnear e apenas aos fins de semana, assim como a carreira 726, de ligação à praia de Albarquel. Durante todo o período do prolongamento do programa Arrábida Sem Carros, aos dias úteis e fins de semana, é ainda assegurada a carreira 722 entre o Parque da Secil e o Parque da Figueirinha, de forma a permitir a utilização do parque de estacionamento da Secil.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT