“Prepara-te para viver o melhor Arraial de Lisboa”. É esta a promessa do Clube de Rugby São Miguel, que vai voltar a celebrar os Santos Populares entre os dias 9 e 17 de junho, no Complexo Desportivo Municipal de São João de Brito, em Alvalade. Esta é a segunda edição que acontece no novo espaço do clube, depois de terem mudado de morada em 2019.
“Há uns anos o arraial acontecia nas instalações do parque 1.º de Maio da Fundação INATEL, mas, em função do crescimento e da relevância do próprio clube, mudámo-nos para as novas instalações e trouxemos a festa connosco”, começa por contar à NiT Miguel Teixeira, o presidente do clube. Depois de dois anos atípicos marcados pela pandemia, a estreia do arraial no novo complexo, organizado em conjunto com a Junta de Freguesia de Alvalade, aconteceu em 2022 — e foi um enorme sucesso. Agora, o evento regressa com várias novidades.
“Vamos ter uma área completamente diferente do que acontece no ano passado. Teremos um recinto de arena para os concertos, um recinto com 500 lugares sentados e uma zona com três mil metros quadrados para diversão das crianças”, revela o presidente.
À semelhança da edição anterior, voltam com um cartaz musical de luxo. Toy e José Cid vão marcar presença na “festa mais animada da cidade” nos dias 11 e 12 de junho, respetivamente. Este ano vai ficar marcado também com o regresso dos Ritual Tejo (na sua formação original). A banda portuguesa criada no início da década de 1990 vai voltar a interpretar os grandes clássicos da carreira, como “Foram cardos foram Prosas”, no dia 16 de junho.
“Também temos a festa organizada pela Revenge of the 90’s, os Ena Pá 2000, que vieram no ano passado, as tunas da Universidade de Lisboa e novos projetos musicais de novos artistas”, destaca.
Um dos grandes momentos do arraial acontece no dia 10 de junho, com a décima edição do BullDog Cup, um torneio de rugby com cerca de mil miúdos, naquele que será também um dia muito virado para a sustentabilidade, com a recolha seletiva de algum do lixo que é produzido. “Esperamos ter uma média de 10 mil pessoas diariamente no evento, por isso, vai produzir-se muito lixo. Sentimos a necessidade de tentar diminuir o lixo e, ao mesmo tempo, procuramos sensibilizar os participantes”.
O Complexo Desportivo Municipal de São João de Brito também vai receber, no dia 17 de junho, a apresentação das Marchas Infantis das Escolas de Lisboa. Os miúdos vão vestir os trajes e marchar para toda a gente ver. “Vai ser uma evento fantástico que traz as famílias e crianças. É uma afirmação da cultura e das tradições das marchas que foi passada para os mais novos”, destaca o presidente do clube.
Durante os dias do arraial, haverá também um recinto especial com mega insufláveis para os miúdos brincarem. Por uma questão da sustentabilidade, a organização optou por não ter engenhos eletromecânicos, preferiu instalar atrações com um baixo consumo energético.
“No ano passado tivemos uma enorme adesão e acreditamos que a boa memória permanece. Estamos a falar de um arraial que cumpre todas as normas de segurança e é, acima de tudo, uma forma de agradecimento à comunidade de Lisboa e ao bairro de Alvalade pela forma como apoiam o clube”, sublinha Miguel Teixeira.
O Arraial de Alvalade vai estar aberto todos os dias, entre as 16 horas e as duas da manhã, com exceção dos sábados, que começa às 10 horas. A entrada é livre.