Na cidade

Arte, natureza e pão de ló. É assim a maravilhosa vila de Figueiró dos Vinhos

Não faltam lugares para visitar nesta terra pouco conhecida do distrito de Leiria. Passámos por lá no Audi Q4 e-tron. E tudo foi melhor.
O "Casulo" é um lugar a não perder na vila.

Figueiró dos Vinhos fica no centro de Portugal, mais concretamente no distrito de Leiria, e costuma enganar quase toda a gente por causa do nome. Pois, não é o vinho que faz a fama desta vila, mas sim o pão de ló. Confuso? Já lá vamos. Por enquanto, saiba que este é foi o último destino da odisseia que o repórter João da Silva está a realizar pelo interior de Portugal.

“Localizada a cerca de 150 quilómetros de Lisboa e a aproximadamente 200 do Porto, Figueiró dos Vinhos é facilmente acessível a partir das duas maiores cidades de Portugal. Nós fomos até lá ao volante do Audi Q4 e-tron, um modelo elétrico com bateria de 82 kWh que garante autonomia de mais de 520 quilómetros”, conta o repórter especialista em automóveis.

Esta vila, com cerca de 5600 habitantes, é uma paisagem bucólica que serviu de inspiração a vários artistas pelas cores que existem entre a serra e o rio. É o local perfeito para uma escapadinha em casal ou em família, sobretudo para quem quer sentir a paz do interior, mas com natureza por onde se aventurar. Afinal, é neste concelho que fica a tão afamada praia fluvial das Fragas de São Simão. E embora não seja época de mergulhos, os passadiços que nos levam até ao areal e à Aldeia de São Simão merecem bem esta visita.

Mas foi mesmo no centro de Figueiró dos Vinhos que João da Silva fez a sua primeira paragem. Mais do que a natureza, foi o lado cultural que o trouxe até esta vila nascida no meio da serra — felizmente, já nem no meio do País faltam estações de carregamento, tornando as viagens até mesmo a bordo de veículos elétricos mais tranquilas. Num posto rápido é possível ir dos 5 aos 80 por cento de bateria carregada em apenas 30 minutos. Enquanto isso acontecia, o repórter da NiT entrevistou um jovem cineasta que vive nesta vila de Leiria.

“Pode ser desafiante viver aqui, mas é muito bom em termos de qualidade de vida. O desafio é sem dúvida a falta de vida social”, adianta Rafael Almeida, de 29 anos. O encontro com este artista local deu-se no local mais apropriado, o Museu e Centro de Artes, onde o destaque vai para as pinturas de José Malhoa. Este espaço está aberto de sábado a quinta-feira, entre as 9 e 13 horas, e depois das 14 às 17 horas. A entrada é gratuita.

A partir daqui pode pedir para visitar o edifício que fica ao lado — e que é precisamente a obra arquitetónica que mais se destaca na vila. O “Casulo” era a casa onde José Malhoa se refugiava para pintar e descansar. E foi lá onde acabou por morrer. A visita guiada é também gratuita. Além das obras do pintor, a arquitetura e decoração do espaço são realmente impactantes.

Outra enorme qualidade do Audi Q4 e-tron é o facto de aliar o luxo às necessidades de uma família. É amplo, com imenso espaço para as pernas em qualquer um dos lugares, e tem o pormenor de colocar os bancos traseiros sete centímetros mais elevados, de forma a que quem vai atrás consiga ter uma ampla visibilidade da viagem. Além disso, a capacidade do porta-bagagem varia entre 520 e 1490 litros (consoante os bancos traseiros estejam levantados ou rebatidos).

Perante tamanho conforto, o melhor é não passar demasiado tempo no carro e esquecer-se que há muito para conhecer lá fora. João da Silva não podia sair de Figueiró dos Vinhos sem experimentar a doçaria local de que tanto ouviu falar. Na Confeitaria Santa Luzia foi recebido pela simpática Mariana Duarte, de apenas 16 anos, que recomendou o pão de ló tradicional, as castanhas doces e os queijinhos do céu. Energias carregadas com doces conventuais e de energia no Audi Q4 e-tron também carregada, João da Silva regressou para Lisboa, sem precisar sequer de parar pelo caminho.

 

Este artigo foi escrito em parceria com a Audi.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT