Com palácios imperiais, parques nacionais montanhosos e milhares de santuários e templos, o Japão é um dos destinos mais procurados pelos turistas. A viagem, contudo, não é propriamente barata — mas há uma forma de conhecer as tradições milenares orientais deste país sem sair de Portugal.
É já no próximo sábado, 9 de novembro, que acontece a primeira edição do Encontro Cultural Japão-Portugal. As ruas de Telheiras vão transformar-se num autêntico palco da cultura japonesa graças ao evento promovido pelo Nipon Spa Japonês, com o apoio da Embaixada do Japão e da Junta de Freguesia de Carnide.
O encontro, que celebra os 20 anos de atuação do centro de bem-estar em Portugal, promete “uma imersão completa” nas terapias, artes marciais, culinária e músicas japonesas. O objetivo, explicam, é “conectar as duas culturas” e inspirar o bem-estar, simultaneamente.
Com mais de dez atividades diferentes (e gratuitas), a programação arranca às dez horas, na Avenida das Nações Unidas. Ali poderá participar em oficinas de arranjos florais, caligrafia japonesa e origami ou ter acesso a massagens terapêuticas.
Durante o evento, os visitantes podem ainda assistir a apresentações de artes marciais, como de karaté e kobudô, que simboliza a “força e a disciplina da cultura samurai”, ou fazer um workshop de reiki para aprender tudo sobre a prática japonesa de harmonização energética para o bem-estar físico e emocional. Pelo meio, haverá também degustações de pratos típicos, como sushi e yakisoba.
O mestre japonês Soichiro Matsumoto será um dos convidados a marcar presença no evento. O especialista em terapias japonesas fará demonstrações de técnicas milenares e oferecerá uma “rara oportunidade de vivência terapêutica”.
“Queremos comemorar junto com o País que nos abraçou e, por isso, organizámos um evento que promove a integração da tradição japonesa e promete uma experiência imersiva e enriquecedora”, afirma Vanessa Nascimento, diretora clínica do Nipon Spa Japonês.