Na cidade

Artista pendura testículos em carros “contra a masculinidade tóxica” na estrada

As Autoballs são um recado para quem gosta de "mostrar virilidade”. "Nada diz masculinidade como bolas a deslizar pelo asfalto."
Já apareceram em dezenas de veículos.

Um par de testículos feitos de barro apareceu, de forma misteriosa, na parte dianteira de um carro em Nice, em França. Enquanto os habitantes tentavam perceber a origem da obra, já tinham surgido mais réplicas das pequenas esculturas nos para-lamas de vários veículos utilitários desportivos (SUV).

Nas últimas semanas, o artista francês TooLate já prendeu mais de 50 destes testículos em vários automóveis da cidade francesa. Designadas de Autoballs, estas peças pretendem sensibilizar os condutores para uma condução responsável, sobretudo os que gostam de “mostrar virilidade” ao volante.

“Está cansado de ciclistas e peões? Quer mostrar o quão viril é ao volante?”, escreveu na página de Instagram. “Com o seu tamanho imponente e a sua capacidade de deslizar pelo chão, estes grandes pares de bolas garantem-lhe uma virilidade inegável. Poderá esmagar tudo o que se atravessar no seu caminho.”

Na mesma partilha, TooLate explicou que as “bolas bem recheadas são o símbolo máximo da sua masculinidade desenfreada e da sua determinação em desafiar as normas de uma condução segura”, desafiando todos os “campeões rodoviários”.

O artista é conhecido pelas sentido crítico.

O tema não é recente no país. Uma campanha de sensibilização de 2023 aponta que o estereótipo de que os homens conduzem melhor levam a mais comportamentos de risco. Os números do estudo revelavam que 78 por cento das pessoas que morriam em acidentes rodoviários eram homens, representando 84 por cento dos suspeitos de acidentes fatais.

A iniciativa coincide com a homenagem do Conselho de Paris a Paul Varry, um ciclista de 27 anos que morreu após ter sido atropelado propositadamente por um homem, 52, que conduzia um destes SUV, em Paris. O incidente levou a alertas para que se proibisse a publicidade a veículos deste tipo.

Após ter chamado à atenção da Internet, o artista explicou ao jornal francês “Nice-Matin” que o conceito serve para incentivar à reflexão dos condutores mais violentos e desfazer estereótipos. “Estas atitudes podem levar a situações perigosas e mortais. É importante partilhar a estrada e o espaço urbano de forma segura e respeitosa.”

“Pendure-os na traseira do seu SUV e diga a todos que não tem medo de correr riscos na estrada”, pode ler-se ainda na publicação feita nas redes sociais do artista, que conclui: “Nada diz ‘masculinidade’ como bolas no carro que deslizam pelo asfalto em cada curva”.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por TOOLATE (@newsfromtoolate)

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT