Embora normalmente sejam observadas em regiões situadas mais ao norte do globo, as auroras boreais podem, ocasionalmente, aparecer em locais inesperados. Na noite desta quinta-feira, 10 de outubro, os céus de Portugal foram pintados de várias cores graças a estas luzes celestiais.
Não demorou muito tempo até que as redes sociais de enchessem de imagens incríveis deste fenómeno. Castelo Branco, Évora, Guarda, Arcos de Valdevez e Mirandela foram apenas alguns dos locais onde foi possível observar (e captar) o momento.
As auroras boreais são provocadas pela colisão de partículas carregadas de eletricidade vindas do sol com a atmosfera terrestre. No hemisfério norte chama-se aurora borealis, no sul, aurora australis. Explicações científicas à parte, todos reconhecem que se tratam de maravilhas naturais — e há quem sonhe poder vê-las de perto.
Caracterizam-se pelas cores vivas, com vários tons de verde, cor-de-rosa, vermelho, amarelo, azul e violeta. Além disso, movem-se de uma maneira que se assemelha quase a uma dança. Infelizmente, por norma, só costumam ocorrer com maior frequência nas zonas do planeta mais próximas das regiões polares.
Na terça-feira, 8 de outubro, aconteceu o mesmo no Reino Unido e diversas cidades dos Estados Unidos. A National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) dos EUA já tinha emitido um alerta a respeito das intensas tempestades geomagnéticas no início do mês, o que resultou no surgimento das auroras boreais em áreas que raramente presenciam este fenómeno.
A última vez que aconteceu no nosso país foi em maio, em distritos como Viseu, Coimbra, Guarda ou Portalegre. Na altura, o fenómeno foi observado em sítios menos iluminados e longe dos polos urbanos.
Carregue na galeria para ver algumas das imagens publicadas por Márcio Santos na conta de X @MeteoTrasMontPT.