Na cidade

Os novos passadiços que o vão levar até às cascatas do rio Cabrão

O projeto com data de conclusão prevista para 2025 prevê ainda a colocação de trilhos sinalizados e um espaço de lazer.
Um local de beleza única.

A cascata do rio Cabrão, em Mondim de Basto, vai ter um acesso facilitado para todos os que se quiserem aventurar num passeio pela natureza. A partir de 2025 vai poder conhecer as várias quedas de água que emolduram este local através de uns passadiços e de trilhos identificados.

As obras vão começar nos próximos meses e contemplam um espaço de lazer e educação ambiental e dois parques de estacionamento na zona circundante da cascata. Atualmente, o acesso a este local, que se situa no Parque Natural do Alvão, é feito por estrada que liga duas aldeias da região.

“As quedas do rio Cabrão são um tesouro natural que merece ser valorizado e preservado. Este projeto permitirá não só a melhoria das condições de visitação, mas também a promoção da biodiversidade e a criação de um espaço de lazer e educação ambiental para a população”, mencionou, em comunicado, a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho. 

“Este projeto vai ao encontro da estratégia municipal de valorização do património natural”, referiu o presidente da Câmara de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, à agência “Lusa”.  O total de investimento previsto para o projeto é de meio milhão de euros, com financiamento do Fundo Ambiental. A Agência Portuguesa do Ambiental vai ser a responsável por executar estas obras, que têm o final previsto para o próximo ano. 

Os grandes objetivos da iniciativa passam pela requalificação da zona, criação de percursos pedestres e promoção da biodiversidade local. Ao longo dos passadiços vão estar distribuídas sinaléticas e locais de descanso. 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT