Na cidade

As rotas guiadas pelo Caminho Português da Costa até Santiago decorrem entre maio e julho

A inscrição em cada uma das etapas do percurso até à cidade galega, que serão realizadas sempre ao sábado, custa 12€.
Aproveite.

Em Portugal, iniciam-se vários percursos que têm Santiago de Compostela, na Galiza, em Espanha, como destino. Embora as peregrinações se realizem, maioritariamente, por motivos religiosos, existem cada vez mais pessoas que percorrem as rotas por desporto ou turismo. Muitas vão sozinhas. Outras preferem fazê-lo com amigos. E algumas optam pelos circuitos organizados.

Para os que pertencem a este último grupo, a comunidade da eurocidade Tui—Valença está a programar caminhadas guiadas, por etapas, ao longo dos 133 quilómetros que compõem o Caminho Português da Costa até à cidade galega. Trata-se de uma “ação promocional e dinamizadora” deste “traçado secular, histórico e religioso que leva os peregrinos desde o Porto até Santiago de Compostela”, com passagem por Valença e Tui, avançam os responsáveis em comunicado citado pelo “Público”.

A iniciativa acontece aos sábados, entre 21 de maio e 9 de julho. A primeira etapa vai da Sé do Porto a Vila do Conde e a segunda parte de Vila do Conde em direção a Marinhas. Cada uma tem 27 e 28 quilómetros de extensão, respetivamente. Seguem-se os percursos Marinhas — Viana do Castelo, Viana do Castelo — Caminha e Caminha — Tui, com 26, 27 e 25 quilómetros cada.

Para participar das caminhadas, inseridas no projeto da Rede de Trilhos da Eurocidade, deve inscrever-se enviando um email para caminhadas.andainas@nullgmail.com. Pode também ligar para o +351 934 440 770 ou +34 607 785 601. A inscrição em cada um dos percursos custa 12€, valor que inclui transporte, seguro, água e fruta.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT