Na cidade

As rotas temáticas que o levam a desvendar todos os segredos de Castelo Branco

Não importa se anseia emoções fortes ou apenas quer recarregar energias, encontrará um roteiro perfeito para si entre as opções.
Fotografia: Município de Castelo Branco.

Natureza, sabores, cultura, tradição, desportos e património. Há tanto para conhecer e experimentar em Castelo Branco, cidade secular de ambiente próximo e familiar, onde a serra e a cidade se cruzam, que saber por onde começar pode ser complicado. Por sorte, o município acaba de lançar 10 rotas temáticas capazes de ajudar nessa tarefa.

Pensadas para todo o tipo de público — dos que preferem passeios mais curtos aos que não resistem a longas aventuras, dos que anseiam emoções fortes aos que apenas querem recarregar energias para encarar com outro ânimo a rotina do dia a dia —, estes percursos foram a solução que a autarquia encontrou para “promover e divulgar o melhor do concelho”.

“O objetivo do projeto é agrupar toda a oferta turística do concelho por temáticas, disponibilizando assim aos visitantes uma panóplia de atividades para todas as idades. Dessa forma, o município pretende facilitar a escolha das pessoas, convidando-as a passar umas mini férias em família no interior do País”, explica o executivo em comunicado.

Adianta, igualmente, que dependendo da localização no concelho, o visitante poderá optar por percorrer mais que uma rota. Consegue, por exemplo, “ir à praia fluvial de manhã e visitar um lagar de azeite na parte de tarde”.

Pode consultar os detalhes de todas as rotas online, tanto no site da Câmara como na aplicação gratuita “CB Rotas”, lançada em conjunto com os roteiros, que também permite aos visitantes manterem-se a par dos eventos que estão a acontecer na região. Em alguns pontos, nomeadamente junto às estátuas do jardim do Paço Episcopal, a app possibilita experiências de realidade aumentada através de ums smartphone.

Caso seja mais tradicional, passe pelo posto de turismo da cidade e recolha o folheto alusivo ao trajeto que pretende seguir. Cada um dos guias vem acompanhado por um pequeno íman — que pode ir colecionando à medida que for completando os diferentes percursos.

Carregue na galeria para conhecer as 10 rotas temáticas que não deve deixar de explorar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT